sábado, 31 de janeiro de 2015

NÚCLEO DE COOPERAÇÃO EDUCACIONAL – NCE

http://www.criciuma.sc.gov.br/site/video/nucleo_de_cooperacao_educacional-36
A rede pública conta com esse serviço desde 1993 oferecendo, inicialmente, o atendimento em fonoaudióloga e psicologia e, a partir de 2005, também a psicopedagogia.
Atualmente a equipe é composta por quatro fonoaudiólogas, seis psicólogas e duas psicopedagogas. O Núcleo de Cooperação Educacional tem por objetivo atender, clinicamente e pedagogicamente, aos alunos matriculados na rede municipal que, em determinados momentos de sua trajetória escolar, apresentem dificuldades nas áreas ofertadas aqui no Núcleo, além de orientação aos pais e professores.
A demanda atendida no NCE é proveniente das escolas municipais onde professores, diretores e orientadores educacionais, percebem a dificuldade   e fazem o encaminhamento ao respectivo setor, além dos profissionais da saúde que percebem a necessidade do atendimento e a pedido das famílias dos/as Casa do Professor “Paulo Freire” Rua Tomé de Souza ,611, Michel (anexo a junta Militar)

Para saber mais, clique AQUI.

quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

IV Olimpíada de Língua Portuguesa (Etapa Criciúma)

As professoras Eliane Teza Bortolotto e Ana Lúcia Pintro da escola EMEF Padre José Francisco Bertero montaram videoclipes para homenagear os alunos classificados para a etapa estadual da IV Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro. Os textos foram gravados por Jonatan Lopes, locutor da Rádio Transamérica. A ideia de gravar os textos e publicar no You Tube tem como objetivo divulgar o potencial dos alunos e tê-los como inspiração para trabalhos futuros.

A Secretaria de Educação de Criciúma pediu a colaboração da escola para gravar também os textos das demais escolas do município.  Os videoclipes serão apresentados no Primeiro Fórum Catarinense do Livro e da Leitura, que acontecerá no dia 23 de setembro, no Teatro Elias Angeloni.
Os textos nas categorias Poema, Memórias Literárias, Crônica e Artigos de Opinião foram ilustrados com imagens da cidade de Criciúma.
Clique no título do texto para assistir o videoclipe.
Categoria Poema:
Escola Municipal Pe. José Francisco Bertero
Aluna: Maria Alice Barchinski Peruchi
Escola Municipal Profª Iria Zandomenego
Aluna: Vitória Strasburg
Escola Municipal Giacomo Zanette
Aluna: Stephany Gonçalves Apolinário
Categoria Memórias literárias:
Escola Municipal Pe. José Francisco Bertero
Aluna: Camille Mezzari Generoso
Escola Municipal Hercílio Amante
Aluna: Luiza Zanette Pizzoni
Categoria Crônica
Escola Municipal Pe. José Francisco Bertero
Aluna: Jéssica Sipriano de Freitas
Escola Municipal Dionizio Milioli
Aluna: Renata Paraol de Souza
Categoria Artigo de Opinião
Escola Básica Irmã Edviges
Aluno: Júlio Fernandes Silveira

PARA SABER MAIS, CLIQUE AQUI.

sábado, 17 de janeiro de 2015

Aulão reforça preparação de alunos criciumenses para a 2ª fase da Olimpíada de Matemática

Alunos de 22 escolas da rede participaram do encontro
Esta sexta-feira (29) foi de muito estudo para mais de 260 alunos que frequentam do 6° ao 9° ano nas escolas de rede municipal de Criciúma e farão a prova da 2° fase da 10ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP 2014). A Secretaria de Educação trouxe o professor do Instituto Federal Catarinense (IFC - Sombrio) Lucas Spillere para preparar os alunos para a avaliação do dia 13 de setembro.
De acordo com o prefeito municipal, Márcio Búrigo, o objetivo da Administração é incentivar os alunos a estudarem para que os mesmos sejam reconhecidos como cidadãos. “Quando estudamos matemática, num primeiro momento não sabemos o sentido dela na nossa vida. Mas é difícil separar essa disciplina da nossa vida diária. Temos como objetivo principal é construir o cidadão do amanhã”, declarou.
O aulão foi realizado no auditório da Associação Empresarial de Criciúma (ACIC) e contou com a presença de diretores e professores da matemática. Alunos receberam camisetas para participar da prova.
Segundo a secretária de Educação, Rose Reynaud, essa é uma oportunidade que foi dada para os estudantes para que possam melhorar ainda mais sua participação nesta segunda fase. “Estou muito feliz por poder dar esta oportunidade para que os alunos sejam estimulados a serem medalhistas das Olimpíadas de Matemática. Lembramos sempre que os estudantes são as pessoas mais importantes do município, já que eles estarão à frente da cidade em alguns anos. Esses alunos estão entre os 18 milhões que estão classificados para esta nova etapa”, destacou.

PARA SABER MAIS, CLIQUE AQUI.

sexta-feira, 16 de janeiro de 2015

Vencedores do Prêmio ACIC de Matemática recebem premiação

Cinco alunos que garantiram as primeiras colocações na prova foram premiados durante o evento que foi realizado no auditório Jaime Zanatta
Chegou ao fim na tarde dessa terça-feira (2) o 1º Prêmio ACIC de Matemática promovido pela Associação Empresarial de Criciúma – ACIC em parceria com a Secretária de Educação de Criciúma. Com o auditório Jaime Zanatta lotado, foram premiados os cinco alunos que garantiram as primeiras colocações na prova. Além deles, os 40 primeiros classificados (20 das escolas públicas e 20 das particulares), professores e diretores das instituições de ensino vencedoras receberam menção honrosa.
O prefeito de Criciúma, Mário Búrigo, se sente satisfeito, pois junto com a ACIC e com as escolas, fizeram um grande acontecimento que despertou as crianças para o estudo. “Nosso compromisso é preparar uma geração melhor do que a nossa e isso não acontece por outro caminho se não a educação”, lembra. Para a secretária de educação de Criciúma, Rose Reynaud, o Prêmio ACIC de Matemática inaugura um novo momento na educação do município. “O reflexo que tenho é de desenvolvimento da autoestima, o reconhecimento, a valorização nos alunos e também dos professores”, destaca.

Desde o princípio, o prêmio ACIC de Matemática objetivou valorizar os professores de matemática, as escolas que incentivam seus alunos para a importância da matéria, descobrir talentos nestas instituições e proporcionar a eles apoio para o seu desenvolvimento.

Segundo o presidente da ACIC, César Smielevski, o prêmio também teve como propósito mudar o conceito que as crianças têm sobre a matemática, descobrir novos talentos e valorizar a educação. “Precisamos ensinar os alunos desde pequenos a raciocinar e isso acontece por meio da matemática”, comenta.

O presidente complementou afirmando uma nova edição para o prêmio 2015. “Após o sucesso que obtivemos neste primeiro prêmio, vamos repetir com certeza em 2015. Neste ano, fizemos com o 5º ano, no ano que vem será com o 6º ano, portanto, serão os mesmos estudantes, assim, poderemos fazer uma avaliação”, explica. César salientou que a próxima edição deverá contar com a participação também das escolas estaduais.

A secretária afirma ainda que nas próximas edições, os dados das provas dos alunos serão estudados e trabalhados. “Com as notas das próximas provas vamos poder corrigir alguns possíveis equívocos no processo de ensino”, afirma.

Com apenas dez anos, o pequeno Felipe Elton Pazini destacou-se entre os mais de dois mil alunos inscritos no prêmio e levou para casa o 1º lugar. Ainda que não tenha o hábito de estudar matemática, Felipe é uma revelação entre os participantes. “Eu presto atenção na aula e estudo apenas para as provas mais difíceis. Mesmo assim, acho que a matemática me ajuda a ir bem nas outras matérias, pois aprendemos a ter o raciocínio mais rápido”, explica.

Os pais, orgulhosos, afirmam nunca terem sido chamados na escola por decorrência de notas baixas e que o boletim do garoto sempre foi motivo de felicidade para o casal. “Nós sabemos que ele é um bom aluno, mas não esperávamos que fosse conquistar o primeiro lugar”, comenta a mãe, Clanilse Pazini Savi. “Apesar do Felipe nunca se dedicar muito à matemática, acredito que o gosto pela leitura fez dele um bom aluno, ele é um verdadeiro ‘rato de biblioteca’ e chega a ler três livros por mês”, revela o pai, Cleverson Savi.

A competição ocorreu em duas etapas. O prêmio contou com 1.842 estudantes participantes da primeira, sendo que destes, 254 foram selecionados para a segunda avaliação.

Confira os vencedores:

Primeiro lugar geral: Felipe Elton Pazini (Satc)
Segundo lugar privado: Daniel Rabello Neto (Satc)
Segundo lugar público: Christian Hederson G. Cypriano (EMEF Erico Nonnenmacher)
Terceiro lugar privado: Gabriela Bonotto Venâncio (Colégio Marista)
Terceiro lugar público: Camille Ross Scotti (EMEIEF Antônio Mangilli)

Os cinco primeiros colocados receberão os seguintes prêmios:

1° lugar: IPad e medalha
2° lugar: Público e privado: Tablets e medalhas
3° lugar: Público e privado: Tablets e medalhas
Colaboração: Paula Darós/Novo Texto

Fotos: Tairini Marcelino

PARA SABER MAIS, CLIQUE AQUI.

quinta-feira, 8 de janeiro de 2015

Escolas da rede municipal de Criciúma recebem lousa digital


As escolas ligadas a Secretaria Municipal de Educação, já estão recebendo as lousas digitais. Os equipamentos estão sendo enviados por meio do Programa Nacional de Tecnologia Educacional (ProInfo) do Ministério da Educação (MEC) e Fundo Nacional do Desenvolvimento da Educação (FNDE). Nesta sexta-feira, (11), a instituição contemplada foi a Escola Municipal Maria Angélica Paulo, no bairro jardim das Paineiras. Durante o ato de entrega, os professores de informática já estão recebendo as primeiras orientações sobre o modo de utilizar a nova ferramenta.
Segundo a diretora da instituição, Maria Aparecida Gerônimo Gonçalves, a tecnologia que chega ao educandário no qual é responsável, vai proporcionar avanços consideráveis no processo de aprendizagem sem substituir o ler e escrever. “Estamos contentes com esse novo equipamento. Essa ferramenta possibilitará o acesso à tecnologia contribuindo para aulas mais dinâmicas, fortalecendo o processo ensino-aprendizagem. Dessa forma, os professores poderão elaborar atividades interessantes e interativas para a educação. É uma motivação a mais para o aprendizado. Os recursos digitais vieram para ficar e também para revolucionar a prática pedagógica”, relatou a gestora.
O conjunto de equipamentos contempla: um computador interativo, um receptor Bluetooth com emparelhamento automático, duas canetas digitais com alça para punho, 20 pontas sobressalentes para as canetas digitais com um guia de substituição, um cabo USB para carga de canetas digitais, um cabo USB para carga de receptor, cinco suportes metálicos para fixação do receptor, 10 faixas adesivas para fixação, um guia rápido de instalação (impresso) e um manual de instruções.
Conforme a coordenadora de informática da Secretaria de Educação, Tatiane Virtuoso, que esta acompanhando a chegada das lousas nos educandários, o principal objetivo do MEC é dar continuidade ao estímulo à introdução da tecnologia digital e modernização tecnológica nas escolas públicas, facilitando o ensino e a aprendizagem. “As escolas da rede municipal localizadas nas áreas rurais, a Secretaria está realizando a entrega, já nas instituições urbanas os equipamentos estão indo via correio. Os responsáveis pela escola ao receber o equipamento assina um documento atestando a entrega. Esse procedimento garante ao MEC/FNDE que a lousa foi entregue corretamente”, declarou Tatiane.
No dia 28 de julho,, professores de informática e gestores passarão por uma formação sobre a utilização do novo equipamento. A formação será realizada através de uma parceria entre Secretaria Municipal de Educação e Diretoria Executiva de Informática, nos períodos matutino e vespertino, no Salão Ouro Negro da Prefeitura Municipal de Criciúma.

Escolas Urbanas
EMEF DIONIZIO MILIOLI 
EMEF HERCILIO AMANTE 
EMEF PE JOSE FRANCISCO BERTERO 
EMEIEF ADOLFO BACK 
EMEIEF FILHO DO MINEIRO 
EMEIEF JORGE DA CUNHA CARNEIRO 
EMEIEF JOSE CONTIM PORTELLA 
EMEIEF PASCOAL MELLER 
EMEIEF PROF CLOTILDES MARIA MARTINS LALAU 
EMEIEF PROF JAIRO LUIZ THOMAZI 
EMEIEF PROF VILSON LALAU 
EMEIEF SERAFINA MILIOLI PESCADOR 
Escolas rurais
EMEF ANGELO DE LUCCA
EMEIEF ANTONIO MANGILLI
EMEIEF ANTONIO MINOTTO
EMEIEF AUGUSTO PAVEI
EMEIEF CASEMIRO STACHURSKI
EMEIEF FORTUNATO BRASIL NASPOLINI
EMEIEF HONORIO DAL TOE
EMEIEF JOSE GIASSI EMEIEF JOSE ROSSO
EMEIEF JUDITE DUARTE DE OLIVEIRA
EMEIEF MARIA ANGELICA PAULO
EMEIEF NUCLEO HERCILIO LUZ
EMEIEF UBALDINA ROCHA GHEDIN
EMEIEF UMBERTO CESA

Atualização: 11/07/2014 

Texto: Milena dos Santos