sexta-feira, 17 de abril de 2015

PROGRAMA CÂMARA MIRIM DE CRICIÚMA



O programa tem por objetivo estimular a cidadania e a participação política entre os estudantes. Será composto por 17 Vereadores Mirins, escolhidos através de uma eleição entre as escolas públicas e particulares da rede de ensino de Criciúma. Eleitos e diplomados em sessão específica para este fim, os Vereadores Mirins poderão apresentar propostas e defender as suas ideias por intermédio de requerimentos e indicações. O mandado é de uma Sessão Legislativa.

Podem participar educandos do quinto ao oitavo ano, e que até a data da eleição não tenham completado 16 anos. A escolha se dará por meio de eleições organizadas pelas instituições de ensino.

Participe. Seja um Vereador Mirim.
Site da Câmara de Vereadores: www.camaracriciuma.sc.gov.br
E-mail: vereadormirim@camaracriciuma.sc.gov.br
https://www.youtube.com/watch?v=ucnJHXgogAU
Publicado em 17 de abr de 2015
Projeto Câmara Mirim foi apresentado oficialmente nesta quinta-feira (17-04), no Salão Ouro Negro da Prefeitura Municipal. Vereadores e autoridades e diretores das escolas estiveram presentes no evento.



Esclarecimentos sobre o regulamento do Programa Câmara Mirim:

A escola que tem poucos alunos tem menos chances de conseguir eleger um Vereador Mirim?
Não. O regulamento classifica pelo índice de comparecimento dos eleitores aptos a votar.

Quem é o Público Alvo?
Estão aptos a participar do programa, como candidatos, os alunos matriculados nas turmas de 5° a 8° Ano que até o dia 17 de junho (primeiro dia de eleição) tenham no máximo 15 anos.
Estão aptos a votar na eleição do Vereador Mirim, todos os alunos com idade entre 8 a 15 anos. Portanto, o aluno que completar 8 anos até o dia 17 de junho está apto a votar.

É necessário que o aluno indicado para ocupar a vaga reservada para o portador de algum tipo de deficiência esteja inscrito como candidato?
Não. No entanto, esses alunos podem ser inscritos para concorrer normalmente à vaga de Vereador Mirim.

Estão previstos três dias para a eleição: 17, 18 e 19 de junho. O processo de eleição em cada escola acontecerá nos três dias?
Foram previstos três dias para que a Câmara de Vereadores possa enviar representantes. Após o encerramento das inscrições das escolas, a comissão organizadora definirá a data específica de cada escola.

Como a escola deve proceder para escolher os seus candidatos?
Os critérios de escolha dos candidatos são definidos pela própria instituição.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário