domingo, 28 de junho de 2015

GERAL Passeata de conscientização encerra Semana de Combate às Drogas

 

Denise Possebon (Texto) e Mateus Mastella (Foto)
Passeata alusiva a Semana de Combate às Drogas foi realizada nesta manhã de sábado reunindo aproximadamente mil pessoas. Público carregando faixas e cartazes de conscientização teve como ponto de saída o Parque das Nações Cincinato Naspolini, caminhando até a Praça Nereu Ramos, onde aconteceu a inauguração da Coordenadoria Municipal de Políticas Sobre Drogas. Primeira vez realizada em Criciúma, a ação, que encerra as atividades desta semana, destacou o lema “Pare, pense e reflita: Drogas podem acabar com sua vida!”.
Conforme o presidente do Conselho Municipal de Políticas Sobre Drogas (Comad), Manoel Rozeng, a frase foi escrita pela estudante do 9º ano da escola municipal Ludovico Coccolo, Bairro São Luiz, Kauna Campos da Silva. A atividade foi realizada para um concurso provido nas escolas propriamente para esta semana de conscientização. “Estamos destacando a frase deste concurso feito já em abril e maio. Esta foi escolhida para representar esta semana. A importância desta passeata está em sensibilizar a população e desenvolver uma consciência de cultura sem as drogas na sociedade”, ressalta Rozeng.
A estudante de 14 anos participou do ato carregando a faixa com a sua mensagem. “O que me inspirou foi a situação das pessoas hoje em dia que pensam que droga é algo bom. Conheço um monte de gente que usa e fiz a frase para quem sabe poder ajudar”, afirmou a estudante Kauna. De acordo com o coordenador do Centro de Assistência Psicossial (CAPS I), Marcos Brasil, este foi um momento especial. “Essa é a primeira passeata com este propósito e já tivemos uma resposta muito satisfatória. Queremos agradecer toda sociedade que veio com intuito de participar, trazer sua faixa”, afirmou Brasil.
Novo auxílio em ações públicas
Desenvolvida entre os poder Executivo e também Legislativo, a Coordenadoria Municipal de Políticas Sobre Drogas foi implantada oficialmente hoje. Conforme Manoel Rozeng, ela auxiliará no serviço que já é prestado pelo Comad. “Existe o conselho que delibera e fiscaliza estas questões. A coordenadoria vai se responsável por executar e articular as ações de políticas públicas”, explica.
Na inauguração, que aconteceu na Praça Nereu Ramos, o prefeito Márcio Búrigo deixou sua mensagem sobre esta nova ferramenta lançada para auxiliar na luta contra a dependência química. “Talvez a droga seja o mal do século e a grande obra desta coordenadoria é construir um cidadão íntegro, que viva longe dos entorpecentes. Nosso trabalho é apenas salvar vidas e tenho certeza que teremos muitos resultados”, salientou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário