Nesta quarta-feira
(03/06/15) as coordenadoras pedagógicas da Secretaria Municipal de Educação de
Criciúma - Ana Lúcia Pintro, Bárbara Formigoni Abel, Tatiane Virtuoso e Samira
de Moraes José - visitaram escolas de Bombinhas para conhecer o Projeto Khan
Academy nas Escolas.
Criciúma foi
escolhida para realizar a parceria com a Fundação Lemann, em 2015. No entanto,
as contrapartidas não podiam ser garantidas devido às exigências de velocidade
de internet nos laboratórios de informática.
Como a
plataforma é gratuita, pode ser usada pelas escolas sem a parceria da Fundação
Lemann. Porém, não se tem o acompanhamento de técnicos e de formadoras para o
desenvolvimento do projeto. Por isso, o coordenador e professor de matemática
de Bombinhas, Ricardo Osvaldo da Silva, disponibilizou-se a orientar as
coordenadoras da rede municipal e a mostrar como as atividades acontecem com as
turmas do município.
Em Santa
Catarina, apenas os municípios de Bombinhas e Navegantes firmaram parceria com
a Fundação Lemann para aderir ao Projeto Khan Academy nas Escolas. Bombinhas fez
adesão ao projeto no ano de 2014 na gestão do Secretário de Educação, Alexandre
André dos Santos, que atualmente é Diretor de Avaliação Básica do Inep. O atual
Secretário, Omar Osni de Mello, além de manter a parceria, fez a adesão de
outro projeto chamado “Programaê!” que aproxima a programação do cotidiano dos jovens e crianças, usando
ferramentas online e gratuitas para ensinar linguagens.
A equipe conheceu o trabalho desenvolvido na EBM
Pequeno Príncipe e EBM Dilma Mafra.
E.B.M. Pequeno Príncipe.
Alunos do 5º ano trabalhando na plataforma Khan Academy.
E.B.M. Dilma Mafra
Espaços da Escola: uma biblioteca foi montada num contêiner.
Alunos do 6º Ano trabalhando na plataforma Khan Academy.
PROJETO KHAN ACADEMY NAS ESCOLAS
O Khan Academy é uma entidade sem fins lucrativos, que
tem como missão melhorar a educação, fornecer educação de alta qualidade para
todos, em qualquer lugar. É a maior plataforma online e gratuita de Matemática
do mundo e tem como diferencial permitir que cada aluno aprenda no seu próprio
ritmo e de maneira personalizada.
A plataforma é inteligente e, no primeiro acesso, ela
identifica o nível de conhecimento de cada novo aluno por meio de um teste
rápido. A partir das habilidades conhecidas ou já dominadas, o site sugere
exercícios e caminhos possíveis de aprendizagem para o desenvolvimento daquele
estudante em especial. À medida que o aluno avança – segundo o tempo disponível
para estudar e facilidade para cada assunto – a plataforma registra seu
progresso e propõe novos exercícios. O avanço é recompensado com pontos e
medalhas. Cada estudante acompanha suas conquistas em um painel de controle,
como se acumulasse vitórias e passasse de fase em um videogame.
O aluno pode ainda ser orientado por um tutor:
qualquer pessoa cadastrada na ferramenta – como os pais, colegas, o professor
formal do estudante ou simplesmente disposto a apoiá-lo no ensino da
matemática. O aluno precisa convidar o tutor, que então pode ver o progresso e
percalços de seu aluno por meio de gráficos de desempenho e até mesmo do passo
a passo de como se resolveu cada exercício. Assim, o tutor tem como
identificar, em tempo real, onde estão as dificuldades e quais são as melhores
formas de intervir com cada estudante, individualmente. O tutor pode ainda
sugerir tarefas a cada um – como uma lição de casa, inclusive com data limite
para finalização – além dos exercícios já propostos pela ferramenta.
O link para acessar a plataforma é o www.khanacademy.org.br.
Bombinhas criou as Olimpíadas Municipais de Matemática e de Língua Portuguesa.
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