sábado, 25 de julho de 2015

O XIV Seminário de Educação, encerra parte da programação nessa sexta-feira (24/07), no Teatro Elias Angeloni.



O Promotor de Justiça da Comarca de Criciúma, Dr. Mauro Canto da Silva, iniciou a palestra “O Ministério Público e a Educação, lembrando da cena do filme “A Sociedade dos Poetas Mortos” em que um professor incita os alunos a subirem nas carteiras para que vivenciem novas experiências. O Estatuto da Criança e do Adolescente acabou de completar 25 anos e junto com a Constituição Federal de 1988 e a Declaração dos Diretos da Criança, traz uma nova consciência dessa fase da vida. “Crianças e adolescentes passaram a ser vistos como sujeitos de direitos, como pessoas em desenvolvimento, que precisam ser ouvidas. Temos um compromisso que é muito mais do que ético e legal, precisamos ajudá-los a estarem aptos para transformar essa sociedade de forma positiva”, afirma Mauro.

“O Papel do Estado na Educação enquanto Direito” foi o tema tratado pelas dirigentes sindicais Maria Bárbara Riguetto e Jucélia Vargas de Jesus. “Enquanto Estado temos nossas obrigações, enquanto trabalhadores temos nossos direitos. Nós, professores, fazemos parte do Estado que deve garantir educação de qualidade e ajudar na formação de cidadãos e de cidadãs que sabiam ler e posicionar-se nesse mundo”, explica Jucélia.

O tema “Diálogos e silêncio entre a Lei 10.639/03 e as práticas pedagógicas” foram discutidos numa mesa redonda composta pelos ministrantes: Ivan de Souza Ribeiro, Ismael Córdova e Maria Estela Costa da Silva. “Nossa proposta é levar os educadores a questionar suas experiências de racismo vivenciadas no espaço escolar a partir de um diálogo com a história da África, propondo práticas reflexivas”, justifica Maria Estela.

Marlene Pires, Gerente Pedagógica da Secretaria Municipal de Educação, avalia: “Um dos grandes desafios contemporâneos é articular ações conjuntas entre o Estado, gestores, professores, pais e comunidade para garantir uma educação que promova a qualidade de vida. Acredito que o conhecimento dos direitos e deveres, contribui para a formação de pessoas mais conscientes, equilibradas, felizes e geram atitudes positivas que influenciam o progresso social.”

O Seminário terá continuidade no dia 31 de julho, com a palestra “Diálogo com elementos do Currículo da Educação Infantil”. Nesse dia, o público alvo será especialmente os educadores que atuam na Educação Infantil da Rede Municipal e que estão reelaborando as diretrizes que nortearão o trabalho dessa etapa do ensino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário