segunda-feira, 20 de julho de 2015

CONHECENDO UM ARTISTA QUE AMA A NATUREZA E COM ELA FAZ SUA ARTE: FRANS KRAJCBERG


E.M.E.I.E.F. Padre Ludovico Coccolo
Professora de Artes: Julmara Goulart Sefstrom
Educação Infantil Integral – Turno Matutino – 1º semestre/2015

CONHECENDO UM ARTISTA QUE AMA A NATUREZA E COM ELA FAZ SUA ARTE: FRANS KRAJCBERG
Observando no livro algumas imagens da arte de Frans Kracjberg, as crianças descobriram que o artista usa restos de árvores queimadas para fazer suas esculturas. Também aprenderam que ele não compra suas tintas. Ele faz suas tintas com terra, água e cola. Fomos para fora da escola coletar galhos, folhas secas e troncos para fazer arte como o Krajcberg.
Assim como o artista ama a natureza, as crianças quiseram abraçar as árvores demonstrando seu amor.
Depois, desenharam as sombras e formas dos galhinhos e das folhas usando lápis grafite 6B.

OBSERVANDO PIGMENTOS NATURAIS E DESENHANDO COM CARVÃO AS FORMAS DA NATUREZA

Mostrei no livro imagens de Krajcberg coletando pigmentos naturais de terra. Trouxe para as crianças pigmentos de carvão e de terras com cores variadas. “Como podemos fazer arte com terra?” Foi a questão que lancei.
O carvão também é um elemento da natureza e é usado por Frans Kracjberg. As crianças desenharam novamente as formas das folhas e galhos coletados por eles, dessa vez usando o carvão sobre papel canson A4. Elas perceberam que o carvão é diferente do lápis, que “borra” quando passamos a mão por cima do traço.
 



COLETANDO TERRA E PRODUZINDO NOSSAS PRÓPRIAS TINTAS
Voltei a provocar as crianças a respeito da possibilidade de pintar usando terra. Conversando, chegamos à conclusão de que era preciso colocar água na terra. Disse a eles que era necessário também cola, para que nossa tinta grudasse no papel.


Levamos para a sala de Artes as canecas contendo terra e misturamos com água. Coloquei cola (que serviu como aglutinante, fazendo a tinta grudar no papel). As crianças pintaram as formas da natureza usando apenas galhinhos e a tinta feita por elas. A tinta ficou bem líquida, oferecendo uma experiência diferente para eles, que estavam acostumados com a viscosidade do guache.

COLETANDO ELEMENTOS NATURAIS PARA PRODUÇÃO DE ESCULTURAS.  DESENHANDO LINHAS COM CARVÃO 
E PINTANDO AS FORMAS COM TINTAS NATURAIS
Mostrei novamente para as crianças esculturas de Frans Krajcberg feitas com troncos de árvores queimados. Saímos novamente para fora da escola. Cada um com sua bolsinha plástica recolheu galhos, folhas, elementos da natureza para produzirmos esculturas como faz Krajcberg.
Observamos novamente algumas pinturas feitas por Krajcberg. Na sala de Artes, pedi que as crianças desenhassem os elementos coletados da natureza com carvão, observando atentamente as linhas e formas. Depois, pedi que, usando as tintas naturais, pintassem no interior das formas. O objetivo foi trabalhar a composição, destacando linhas e formas como elementos visuais, obtendo um efeito visual diferente do trabalhado apenas com carvão e apenas com a tinta feita com terra.


PRODUÇÃO ARTÍSTICA COM COLAGEM DE ELEMENTOS DA NATUREZA 
E PINTURA COM TINTAS NATURAIS


Krajcberg também cola elementos da natureza em suas produções de Arte. Nesta etapa, disponibilizei cola, tintas de pigmentos naturais (terra, carvão, urucum, açafrão) e os elementos da natureza coletados pelas crianças em aulas anteriores (folhas, sementes, galhos) para que criassem livremente uma composição sobre papelão reaproveitado de blocos de canson A4. Reaproveitando materiais indiretamente trabalhamos a consciência ambiental.

PRODUZINDO ESCULTURAS COM ELEMENTOS DA NATUREZA A PARTIR DAS OBRAS DE FRANS KRACJBERG


Neste dia, as crianças retomaram os elementos da natureza que coletaram fora da escola e com eles produziram esculturas. Alguns detalhes foram pintados com tintas naturais. As esculturas foram colocadas em metade de garrafas pet contendo argila no fundo. Mostrei para as crianças o que é argila, ressaltando ser essa também em elemento da natureza. Disse que podemos fazer esculturas também com argila. As crianças tocaram a argila. Algumas estranharam.

DESENHANDO COM COLA E PIGMENTOS DE TERRA E AÇAFRÃO


Numa de nossas aulas cuja proposta era colagem com elementos da natureza, Kauã, ao invés de colar uma folha, colocou cola por cima dela. Vendo isso, mostrei a ele que poderia colocar pozinho de terra sobre a cola, criando um efeito bacana. Passadas algumas aulas, questionei a turminha: “É possível desenhar usando apenas cola e terra?” As crianças disseram que sim, se misturar com água e fazer tinta.” E se não fizermos tinta, como podemos usar cola e terra? Foi a partir destas perguntas que as crianças foram motivadas a criar formas da natureza usando pincel e cola, e, sobre elas, jogar os pigmentos de terra e açafrão, criando composições.Ao final da aula, todos observaram os resultados das produções dos colegas.
Lembrei de um artista que usa pigmentos e cola, de uma forma um pouco diferente, ou seja, criando monotipias. Trata-se de Carlos Vergara, artista que as crianças conheceram posteriormente por meio de um documentário.

DESENHO DE OBSERVAÇÃO DAS ESCULTURAS FEITAS 
COM ELEMENTOS DA NATUREZA



MONOTIPIAS COM PIGMENTOS NATURAIS: BRINCANDO E APRENDENDO COM O ARTISTA CARLOS VERGARA


As crianças assistiram ao documentário "Impressões de Carlos Vergara" (DvdTeca Arte na Escola). Vergara tem uma produção de monotipias usando pigmentos naturais e fez uma série de impressões com pegadas de animais.Disponibilizei pigmentos naturais para os alunos, que brincaram eles sobre uma matriz de papelão. Cada um teve, à sua maneira, o contato com o material disponível. Preparei um grude com cola e água (tal como Vergara faz no vídeo), cada criança o passou sobre um pedaço de pano usando rolinho. Colocaram o pano sobre a matriz com pigmentos, apertaram e ficaram estampadas no pano as formas criadas, gerando monotipias, tal como Carlos Vergara faz no vídeo.  
Monotipia: técnica onde se reproduz um desenho ou mancha de cor numa prova única.

ARTE RUPESTRE: 
IMPRIMINDO AS MARCAS DE NOSSAS MÃOS COM TINTAS DE TERRA
 

Comentei com as crianças que, assim como os animais e as pessoas deixam marcas de pegadas, há muitos milhares de anos atrás, quando não existiam casas, carros, escola, nem computador, os homens e mulheres das cavernas também faziam suas tintas e deixavam as marcas de suas mãos nas paredes das cavernas. Mostrei no computador imagens destas mãos em paredes da pré-história. Uma das crianças perguntou: “mas eles tinham cola?” Eu disse que não. Que eles usavam a gordura (banha) dos animais que caçavam. A reação das crianças foi engraçada: muitos fizeram cara de nojo. Saímos para fora da sala de aula para coletar terra, novamente fizemos nossas tintas misturando com água e cola. Algumas crianças colocaram muita água e perceberam que a tinta escorria mais. Sujaram as mãozinhas com a lama e passaram a carimbar grande pedaço de papel pardo, deixando suas marcas.

BRINCANDO DE SER HOMENS E MULHERES DA CAVERNA: PINTURA EM PAREDES

Relembrei as crianças que os homens e mulheres das cavernas faziam suas tintas e carimbavam suas mãos nas paredes. Mostrei o documentário “Pinturas pré-históricas” (DvdTeca Arte na Escola) e parte de um documentário que traz imagens de pinturas rupestres das cavernas de Lascaux, na França. Depois, cada um recebeu um potinho com tinta feita de pigmentos naturais e um pincel. De pé, realizaram uma pintura coletiva em grande papel pardo. Alguns desenharam coisas que viram nos vídeos, outros desenharam elementos de sua imaginação, dos desenhos animados que assistem. Importa que cada um teve a oportunidade de expressar-se e interagir com os materiais.


UM PRESENTE PARA SIRON FRANCO: PIGMENTOS, TINTAS NATURIAIS, ELEMENTOS DA NATUREZA E COLA NUMA COMPOSIÇÃO COM AUTONOMIA


Nesta aula as crianças conheceram mais um artista que usa pigmentos naturais para realizar suas obras. Trata-se de Siron Franco. Vimos o documentário “Siron Franco: natureza e cultura” e apreciamos uma imagem de uma pintura feita com pigmentos naturais sobre madeira, de sua exposição “Segredos”. As crianças fizeram a leitura, um disse que parecia o espaço. Depois contei que Siron “enterrava” elementos algumas de suas pintura e os cobria de tinta de pigmentos naturais. Disponibilizei para as crianças todos os elementos que usamos até então: pigmentos, cola, tintas naturais, folhas, galhos, carvão, só que desta vez o suporte foi papel couro, um papel que imita madeira. Pedi que fizessem “um presente para Siron Franco” e que tentassem esconder algum segredo na pintura. Uma menina falou: “Não vai ser fácil esconder as folhas com esta tinta”. Havia disponibilizado palitos de picolé para que eles usassem a cola, mas muitos resolveram apropriar-se do material colando-o em sua pintura. Alguns “esconderam” os palitos colando terra por cima.

Um comentário:

  1. Parabéns professora Julmara! Excelente trabalho! Com todo respeito, utilizarei parte de suas idéias para compor projeto de artes plasticas que venho desenvolvendo junto aos meus alunos aqui em São Paulo Capital.Um grande beijos. Renata.

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