E.M.E.I.E.F.
Padre Ludovico Coccolo
Professora
de Artes: Julmara Goulart Sefstrom
Educação
Infantil Integral – Turno Matutino – 1º semestre/2015
CONHECENDO UM ARTISTA
QUE AMA A NATUREZA E COM ELA FAZ SUA ARTE: FRANS KRAJCBERG
Observando no livro algumas
imagens da arte de Frans Kracjberg, as crianças descobriram que o artista usa
restos de árvores queimadas para fazer suas esculturas. Também aprenderam que
ele não compra suas tintas. Ele faz suas tintas com terra, água e cola. Fomos
para fora da escola coletar galhos, folhas secas e troncos para fazer arte como
o Krajcberg.
Assim como o artista ama a
natureza, as crianças quiseram abraçar as árvores demonstrando seu amor.
OBSERVANDO PIGMENTOS NATURAIS E
DESENHANDO COM CARVÃO AS FORMAS DA NATUREZA
Mostrei no livro imagens de
Krajcberg coletando pigmentos naturais de terra. Trouxe para as crianças
pigmentos de carvão e de terras com cores variadas. “Como podemos fazer arte
com terra?” Foi a questão que lancei.
O carvão também é um elemento da
natureza e é usado por Frans Kracjberg. As crianças desenharam novamente as
formas das folhas e galhos coletados por eles, dessa vez usando o carvão sobre
papel canson A4. Elas perceberam que o carvão é diferente do lápis, que “borra”
quando passamos a mão por cima do traço.
COLETANDO TERRA E
PRODUZINDO NOSSAS PRÓPRIAS TINTAS
Voltei a provocar as crianças a respeito da
possibilidade de pintar usando terra. Conversando, chegamos à conclusão de que
era preciso colocar água na terra. Disse a eles que era necessário também cola,
para que nossa tinta grudasse no papel.
Levamos para a sala de Artes as
canecas contendo terra e misturamos com água. Coloquei cola (que serviu como
aglutinante, fazendo a tinta grudar no papel). As crianças pintaram as formas
da natureza usando apenas galhinhos e a tinta feita por elas. A tinta ficou bem
líquida, oferecendo uma experiência diferente para eles, que estavam
acostumados com a viscosidade do guache.
COLETANDO ELEMENTOS NATURAIS PARA PRODUÇÃO
DE ESCULTURAS. DESENHANDO LINHAS COM
CARVÃO
E PINTANDO AS FORMAS COM TINTAS NATURAIS
Mostrei novamente para as crianças
esculturas de Frans Krajcberg feitas com troncos de árvores queimados. Saímos
novamente para fora da escola. Cada um com sua bolsinha plástica recolheu
galhos, folhas, elementos da natureza para produzirmos esculturas como faz
Krajcberg.
Observamos novamente algumas
pinturas feitas por Krajcberg. Na sala de Artes, pedi que as crianças
desenhassem os elementos coletados da natureza com carvão, observando
atentamente as linhas e formas. Depois, pedi que, usando as tintas naturais, pintassem
no interior das formas. O objetivo foi trabalhar a composição, destacando
linhas e formas como elementos visuais, obtendo um efeito visual diferente do
trabalhado apenas com carvão e apenas com a tinta feita com terra.
PRODUÇÃO ARTÍSTICA
COM COLAGEM DE ELEMENTOS DA NATUREZA
E PINTURA COM TINTAS NATURAIS
Krajcberg também cola elementos da
natureza em suas produções de Arte. Nesta etapa, disponibilizei cola, tintas de
pigmentos naturais (terra, carvão, urucum, açafrão) e os elementos da natureza
coletados pelas crianças em aulas anteriores (folhas, sementes, galhos) para
que criassem livremente uma composição sobre papelão reaproveitado de blocos de
canson A4. Reaproveitando materiais indiretamente trabalhamos a consciência
ambiental.
PRODUZINDO ESCULTURAS
COM ELEMENTOS DA NATUREZA A PARTIR DAS OBRAS DE FRANS KRACJBERG
Neste dia, as crianças retomaram
os elementos da natureza que coletaram fora da escola e com eles produziram
esculturas. Alguns detalhes foram pintados com tintas naturais. As esculturas
foram colocadas em metade de garrafas pet contendo argila no fundo. Mostrei
para as crianças o que é argila, ressaltando ser essa também em elemento da natureza.
Disse que podemos fazer esculturas também com argila. As crianças tocaram a
argila. Algumas estranharam.
DESENHANDO COM COLA E
PIGMENTOS DE TERRA E AÇAFRÃO
Numa de nossas aulas cuja proposta
era colagem com elementos da natureza, Kauã, ao invés de colar uma folha,
colocou cola por cima dela. Vendo isso, mostrei a ele que poderia colocar
pozinho de terra sobre a cola, criando um efeito bacana. Passadas algumas
aulas, questionei a turminha: “É possível desenhar usando apenas cola e terra?”
As crianças disseram que sim, se misturar com água e fazer tinta.” E se não
fizermos tinta, como podemos usar cola e terra? Foi a partir destas perguntas
que as crianças foram motivadas a criar formas da natureza usando pincel e
cola, e, sobre elas, jogar os pigmentos de terra e açafrão, criando
composições.Ao final da aula, todos observaram os resultados das produções dos
colegas.
Lembrei de um artista que usa
pigmentos e cola, de uma forma um pouco diferente, ou seja, criando monotipias.
Trata-se de Carlos Vergara, artista que as crianças conheceram posteriormente
por meio de um documentário.
DESENHO DE OBSERVAÇÃO
DAS ESCULTURAS FEITAS
COM ELEMENTOS DA NATUREZA
MONOTIPIAS COM
PIGMENTOS NATURAIS: BRINCANDO E APRENDENDO COM O ARTISTA CARLOS VERGARA
As crianças assistiram ao documentário
"Impressões de Carlos Vergara" (DvdTeca Arte na Escola). Vergara tem
uma produção de monotipias usando pigmentos naturais e fez uma série de
impressões com pegadas de animais.Disponibilizei
pigmentos naturais para os alunos, que brincaram eles sobre uma matriz de
papelão. Cada um teve, à sua maneira, o contato com o material disponível.
Preparei um grude com cola e água (tal como Vergara faz no vídeo), cada criança
o passou sobre um pedaço de pano usando rolinho. Colocaram o pano sobre a
matriz com pigmentos, apertaram e ficaram estampadas no pano as formas criadas,
gerando monotipias, tal como Carlos Vergara faz no vídeo.
Monotipia: técnica onde se reproduz um desenho ou mancha de cor
numa prova única.
ARTE RUPESTRE:
IMPRIMINDO AS MARCAS DE NOSSAS MÃOS COM TINTAS DE TERRA
Comentei com as crianças que,
assim como os animais e as pessoas deixam marcas de pegadas, há muitos milhares
de anos atrás, quando não existiam casas, carros, escola, nem computador, os
homens e mulheres das cavernas também faziam suas tintas e deixavam as marcas
de suas mãos nas paredes das cavernas. Mostrei no computador imagens destas
mãos em paredes da pré-história. Uma das crianças perguntou: “mas eles tinham
cola?” Eu disse que não. Que eles usavam a gordura (banha) dos animais que
caçavam. A reação das crianças foi engraçada: muitos fizeram cara de nojo.
Saímos para fora da sala de aula para coletar terra, novamente fizemos nossas
tintas misturando com água e cola. Algumas crianças colocaram muita água e
perceberam que a tinta escorria mais. Sujaram as mãozinhas com a lama e
passaram a carimbar grande pedaço de papel pardo, deixando suas marcas.
BRINCANDO DE SER
HOMENS E MULHERES DA CAVERNA: PINTURA EM PAREDES
Relembrei as crianças que os homens e mulheres das
cavernas faziam suas tintas e carimbavam suas mãos nas paredes. Mostrei o
documentário “Pinturas pré-históricas” (DvdTeca Arte na Escola) e parte de um
documentário que traz imagens de pinturas rupestres das cavernas de Lascaux, na
França. Depois, cada um recebeu um potinho com tinta feita de pigmentos
naturais e um pincel. De pé, realizaram uma pintura coletiva em grande papel
pardo. Alguns desenharam coisas que viram nos vídeos, outros desenharam
elementos de sua imaginação, dos desenhos animados que assistem. Importa que
cada um teve a oportunidade de expressar-se e interagir com os materiais.
UM PRESENTE PARA
SIRON FRANCO: PIGMENTOS, TINTAS NATURIAIS, ELEMENTOS DA NATUREZA E COLA NUMA
COMPOSIÇÃO COM AUTONOMIA
Nesta aula as crianças conheceram mais um artista que
usa pigmentos naturais para realizar suas obras. Trata-se de Siron Franco.
Vimos o documentário “Siron Franco: natureza e cultura” e apreciamos uma imagem
de uma pintura feita com pigmentos naturais sobre madeira, de sua exposição
“Segredos”. As crianças fizeram a leitura, um disse que parecia o espaço.
Depois contei que Siron “enterrava” elementos algumas de suas pintura e os
cobria de tinta de pigmentos naturais. Disponibilizei para as crianças todos os
elementos que usamos até então: pigmentos, cola, tintas naturais, folhas,
galhos, carvão, só que desta vez o suporte foi papel couro, um papel que imita
madeira. Pedi que fizessem “um presente para Siron Franco” e que tentassem
esconder algum segredo na pintura. Uma menina falou: “Não vai ser fácil
esconder as folhas com esta tinta”. Havia disponibilizado palitos de picolé
para que eles usassem a cola, mas muitos resolveram apropriar-se do material
colando-o em sua pintura. Alguns “esconderam” os palitos colando terra por
cima.
Parabéns professora Julmara! Excelente trabalho! Com todo respeito, utilizarei parte de suas idéias para compor projeto de artes plasticas que venho desenvolvendo junto aos meus alunos aqui em São Paulo Capital.Um grande beijos. Renata.
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