quinta-feira, 23 de julho de 2015

XIV SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO: DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS


DATA: 23 de julho de 2015
Com o objetivo de proporcionar formação continuada aos profissionais da Rede Municipal de Ensino, o governo do município de Criciúma por meio da Secretaria de Educação promoveu o XIV Seminário de Educação: desafios contemporâneos, no qual foram abordados temas relacionadas ao estudo e às práticas docentes.
Jefferson Rosado Teixeira, professor de Educação Física da Escola Linus João Rech declamou o poema “Coisas d´Alma”. Foi acompanhado no violão, por Adriano Silva e no bumbuleguero, por Rodrigo Provenzi.Os artistas fazem parte do Grupo “Piquete Sentinelas da Tradição”, filiado ao CTG Pedro Raimundo, cujo lema é: “Viver no Presente a Cultura de nossos ancestrais é o nosso legado!”
O professor de matemática Alexandre Cândido tocou o Hino Nacional e a música ""Pra não dizer que não falei das flores" de Geraldo Vandré.

Palestra: PROFESSOR: QUE PROFISSÃO É ESTA?  
Ministrante: Profa. Ma. Rose Margareth Reynaud Mayr (Secretária Municipal de Educação de Criciúma)
Palestra: RELACIONAMENTOS INTERPESSOAIS.
Ministrante: Nerilza Volpato Beltrame Alberton (Psicóloga – UNESC)
 Elaine de Farias João (Psicóloga – UNESC). 
https://www.youtube.com/watch?v=LIRi6fasQNo

          Apresentação da obra: “ESPELHO SURDO: O CORPO DO ARTISTA COMO FORMA DE EXPRESSÃO”, apresentada por Diego Rabelo Alves, acadêmico surdo do curso de Artes Visuais Bacharelado da Universidade do Extremo Sul Catarinense-UNESC.
          No próximo mês de agosto ele estará recebendo seu diploma de Bacharel, e realizando mais um de seus sonhos.
       Cursou Todo ensino Fundamental e Médio em escolas públicas, municipais e estaduais de Criciúma.
         Sua presença neste seminário se justifica pelo fato de ser o primeiro Surdo a se formar no curso de Bacharelado em Artes Visuais de Criciúma. 
        Apresentou a sua obra: “Espelho surdo: o corpo do artista como forma de expressão” como resultado e produção artística do trabalho de conclusão de curso, que teve como objetivo elaborar e problematizar alguns conceitos que levaram a uma melhor compreensão da relação da LIBRAS com a arte contemporânea.
          Palavras do aluno:

      “Sinto-me honrado e agradecido por participar deste espaço de formação que nos fazem refletir sobre a educação municipal. Agradeço principalmente a Secretaria de Educação nas pessoas de Claudenice e Cinara, coordenadoras da Educação Especial na Perspectiva Inclusiva em nosso município.”
Palestra: INCLUSÃO ESCOLAR E O DIREITO DE APRENDIZAGEM DOS ALUNOS COM DEFICIÊNCIA.
Ministrante: Profa. Ma. Rosângela Kittel (UDESC)

Nenhum comentário:

Postar um comentário