Os cantos dos pássaros e o percurso
da água foram os elementos sonoros que guiaram os estudantes do 7º ano
da escola Dionízio Milioli, de Criciúma, durante a saída a campo do
projeto Minha escola, meu rio, promovido pelo Comitê da Bacia do Rio Urussanga na manhã desta segunda-feira, dia 9.
O
objetivo do passeio é apresentar a bacia aos alunos de dez municípios
da região abordando questões que envolvem os recursos hídricos e
conscientizá-los sobre a importância da preservação ambiental. Da
nascente, em Urussanga, a foz, em Jaguaruna, três guias mostraram os
aspectos da paisagem e geografia como o relevo, clima, a hidrografia e
vegetação, bem como os impactos provocados pelas atividades econômicas e
sociais.
“A mata ciliar
preservada no entorno dos rios serve para protegê-los. É importante
preservar a vegetação na paisagem para manter a quantidade e qualidade
da água”, frisou a guia e geógrafa, Livia da Silva Feltrin.
O estudante Luiz Gustavo Mattos Carvalho,
de 13 anos, não conhecia a realidade da bacia, mas o passeio
proporcionou novos conhecimentos. “Estou aprendendo muito hoje como, por
exemplo, o que é um divisor de águas e como localizar ele na paisagem.
Quanto mais conheço um lugar mais me sinto a vontade para ajudar a
preservá-lo. Vou levar do passeio informações importantes sobre a
paisagem e principalmente sobre os rios e a água. É preciso
conscientizar para evitar a poluição do meio ambiente”, pontuou.
A professora Marlene Spillere
avaliou como produtiva a saída a campo. “Os alunos visualizando
percebem o concreto e não ficam apenas na teoria. E este fator ajuda na
construção do conhecimento. Com todos esses elementos apresentados é
possível trabalhar num projeto interdisciplinar unindo geografia,
história, entre outros temas. Fiquei encantada com este passeio e o seu
objetivo”, concluiu.
(Colaboração/Texto: Comunicação Comitê Rio Urussanga)
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