domingo, 5 de junho de 2016

Rede Municipal apresenta o documento da Educação Infantil

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A criança como protagonista da aprendizagem é o título das Diretrizes Curriculares da Educação Infantil da Rede Municipal de Criciúma. A versão preliminar do documento circulou nas 44 escolas do Ensino Fundamental que atendem essa etapa da educação e nos 20 Centros de Educação Infantil (CEIMs) para leitura, análise e proposições dos profissionais. O documento expressa a necessidade indispensável de oferecer às crianças possibilidades de vivenciar experiências sociais. “Construímos um currículo que atenda às especificidades da infância. O desafio dos profissionais é organizar e promover um ambiente educativo, alegre, acolhedor e oportunizar aprendizagens de forma lúdica. A prática pedagógica deve ser desvinculada do assistencialismo e ter um olhar educativo associado à intencionalidade baseada em objetivos de experiências de aprendizagem” explicou a secretária municipal de Educação, Rose Reynaud Mayr.
 O documento foi construído no decorrer do ano letivo de 2015. Aconteceram encontros mensais com a assessora do Ministério da Educação, Cláudia Maria da Cruz, com os gestores e coordenadores. A partir desses estudos foram realizados encontros bimestrais com aproximadamente 800 profissionais, organizados em sete Grupos de Trabalho (GTs) e por regiões.  Além disso, houve participações dos coordenadores pedagógicos das áreas específicas da Secretaria Municipal de Educação, para os estudos e elaborações de textos. A publicação está prevista para o final deste semestre.
 A Coordenação da Educação Infantil está oferecendo formações continuadas para garantir que esse instrumento direcione, dê subsídios e legitimidade à pratica pedagógica. Os estudos visam  aprofundar e realizar novos encaminhamentos para consolidar as diretrizes que tratam do cuidar e educar como ações indissociáveis. “O professor estará em permanente estado de observação e planejamento para que não transforme as ações em rotinas mecanizadas. Cuidar e educar significa compreender o tempo e o espaço em que a criança vive. O professor mediará o conhecimento para que a criança aprenda e se desenvolva”, explicaram as coordenadoras pedagógicas da educação infantil, Silvana Alves Bento Marceneiro e Ádria Vanusa Correa.
 Segundo a auxiliar de direção do CEIM Zelma Savi Nápoli, Jaqueline de Oliveira Costa, as diretrizes provocaram muitas mudanças nas práticas pedagógicas. “Mudamos nosso olhar para a linguagem matemática. Antes, nos pensávamos que bastava ensinar os números. Hoje, exploramos outros conceitos, como as formas, construímos gráficos e tratamos da noção de espaço e tempo. Passamos a problematizar melhor as situações em sala de aula, vamos além de somar quantidades, questionamos muito mais e exploramos a própria sequência das vivências de rotina das crianças”, afirmou Jaqueline.

O Plano Municipal de Educação (PME), aprovado em novembro de 2014, contém as 21 metas e as 250 estratégias da proposta educacional do município de Criciúma. Uma das metas apresenta como estratégia a elaboração das diretrizes municipais para a organização do trabalho pedagógico na Educação Infantil.


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