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A criança como
protagonista da aprendizagem é o título das Diretrizes Curriculares da Educação
Infantil da Rede Municipal de Criciúma. A versão preliminar do documento
circulou nas 44 escolas do Ensino Fundamental que atendem essa etapa da
educação e nos 20 Centros de Educação Infantil (CEIMs) para leitura, análise e
proposições dos profissionais. O documento expressa a necessidade indispensável
de oferecer às
crianças possibilidades de vivenciar experiências sociais. “Construímos um
currículo que atenda às especificidades da infância. O desafio dos
profissionais é organizar e promover um ambiente educativo, alegre, acolhedor e
oportunizar aprendizagens de forma lúdica. A prática pedagógica deve ser
desvinculada do assistencialismo e ter um olhar educativo associado à
intencionalidade baseada em objetivos de experiências de aprendizagem” explicou
a secretária municipal de Educação, Rose Reynaud Mayr.
O documento foi construído no decorrer do ano letivo de 2015. Aconteceram encontros mensais com
a assessora do Ministério da Educação, Cláudia Maria da Cruz, com os gestores e
coordenadores. A partir desses estudos foram realizados encontros
bimestrais com aproximadamente 800 profissionais, organizados em sete Grupos de
Trabalho (GTs) e por regiões. Além
disso, houve participações dos coordenadores pedagógicos das áreas específicas
da Secretaria Municipal de Educação, para os estudos e elaborações de textos. A publicação está prevista para o final deste
semestre.
A Coordenação da Educação
Infantil está oferecendo formações continuadas para garantir que esse
instrumento direcione, dê subsídios e legitimidade à pratica pedagógica. Os
estudos visam aprofundar e realizar
novos encaminhamentos para consolidar as diretrizes que tratam do cuidar e
educar como ações indissociáveis. “O professor estará em permanente estado de
observação e planejamento para que não transforme as ações em rotinas
mecanizadas. Cuidar e educar significa compreender o tempo e o espaço em que a
criança vive. O professor mediará o conhecimento para que a criança aprenda e
se desenvolva”, explicaram
as coordenadoras pedagógicas da educação infantil, Silvana Alves Bento
Marceneiro e Ádria Vanusa Correa.
Segundo a auxiliar de
direção do CEIM Zelma Savi Nápoli, Jaqueline de Oliveira Costa, as diretrizes
provocaram muitas mudanças nas práticas pedagógicas. “Mudamos nosso olhar para
a linguagem matemática. Antes, nos pensávamos que bastava ensinar os números.
Hoje, exploramos outros conceitos, como as formas, construímos gráficos e
tratamos da noção de espaço e tempo. Passamos a problematizar melhor as
situações em sala de aula, vamos além de somar quantidades, questionamos muito
mais e exploramos a própria sequência das vivências de rotina das crianças”,
afirmou Jaqueline.
O Plano Municipal de
Educação (PME), aprovado em novembro de 2014, contém as 21 metas e as 250
estratégias da proposta educacional do município de Criciúma. Uma das metas
apresenta como estratégia a elaboração das diretrizes municipais para a
organização do trabalho pedagógico na Educação Infantil.
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