quarta-feira, 9 de novembro de 2016

Abertas inscrições para candidatos a diretores das escolas municipais

     A Secretaria Municipal de Educação de Criciúma abriu inscrições para o processo eleitoral que elegerá 62 diretores de escolas e centros de educação infantil para o exercício da função em 2017 e 2018. Para inscrever-se, os candidatos devem apresentar, além de documentos, uma proposta de trabalho, na Casa do Professor Paulo Freire, no dias 9 a 11. Dez escolas não participarão do processo eleitoral porque tem menos de cem alunos matriculados, conforme previsto no Estatuto do Servidor Público Municipal.
     Fabíula Peraro Augusto atua há 22 anos no magistério e candidatou-se para continuar na direção da escola Antonio Colombo. Ela considera que o gestor representa a voz do grupo e sua função de líder é fundamental para tornar o ambiente um espaço democrático. “O maior desafio são as relações humanas. Atendemos 176 alunos e temos 31 mulheres no quadro de funcionários. Vamos trabalhar para realizar um sonho da comunidade que é a construção de uma quadra de esportes. Gerenciamos os recursos financeiros com os valores que temos, atendendo as necessidades emergentes. Mas, as pessoas precisam de um olhar diferenciado e humano e este cuidado eu procuro ter todos os dias”, comentou Fabíola.
     A eleição e a apuração dos votos serão realizadas no dia 26 de novembro. Terão direito a votar os pais ou responsáveis, alunos matriculados no 4º ano em diante e servidores da unidade escolar. “Os servidores são todos os professores, funcionários, monitores de educação especial e estagiários que prestam serviço na unidade escolar”, explicou a presidente da comissão eleitoral, Tatiane dos Santos Virtuoso.
      A secretaria de educação, Rose Reynaud Mayr considera fundamental para o processo democrático escolar garantir a participação da comunidade e dos alunos na escolha do gestor. “É na escola que os jovens devem iniciar o exercício da  escolha dos seus líderes, sejam eles, seus pares quando escolhem a melhor chapa para o Grêmio  Estudantil ou na escolha do seu diretor. Esperamos que este momento seja uma experiência positiva garantindo a vez e a voz para todos no exercício democrático", afirmou Rose.

Nenhum comentário:

Postar um comentário