segunda-feira, 7 de novembro de 2016

Rede municipal de Criciúma realizará avaliação de ensino com 4500 alunos.

Testes serão aplicados para turmas de 3°, 5° e 9° anos do Ensino Fundamental

A Secretaria de Educação de Criciúma realizará avaliações de desempenho escolar por meio da aplicação de provas com 4500 alunos de 202 turmas do ensino regular e da modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA) das escolas municipais.
Aproximadamente 1900 alunos do terceiro ano realizarão nos dias 9 e 10 de novembro, respectivamente, as provas de Língua Portuguesa e Matemática, da Avaliação Municipal da Alfabetização de Criciúma (Amac). Outros 2600 alunos serão avaliados na prova do Índice de Desenvolvimento da Educação de Criciúma (Idec).  No dia 16, serão aplicadas as provas do 5º Ano e no dia 17, as provas do 9º Ano.
O conteúdo da prova Amac é organizado com base nos direitos de aprendizagem de acordo com o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Pnaic) e na prova da Avaliação Nacional de Alfabetização (ANA). Os cadernos da avaliação Idec são baseados na Prova Brasil do Ministério da Educação, utilizando os descritores que definem as habilidades e competências de aprendizagem do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).
O Planejamento Estratégico da Rede Municipal prevê o estabelecimento de metas e encaminhamentos para que o ensino e a aprendizagem avancem em qualidade e excelência. O trabalho foi desenvolvido em 51 escolas, no decorrer do ano. Os educadores analisaram e discutiram os resultados da Provinha Brasil, Prova ANA, Amac, Ideb e Idec. “Durante as reuniões pedagógicas foram apresentados todos estes indicadores e taxas de cada escola. Estes dados são importantes para planejar coletivamente os aspectos pedagógicos e administrativos. É preciso ter um diagnóstico da realidade escolar para traçar estratégias e ações que melhorem o ensino”, explicou a gerente pedagógica, Marlene Pires.
Segundo a secretária de Educação, Rose Reynaud Mayr, as avaliações não visam apenas diagnosticar a proficiência em leitura, escrita e matemática. “Os resultados devem subsidiar intervenções pedagógicas no processo de ensino e aprendizagem, possibilitando também que os professores façam uma reflexão sobre a prática de ensino da leitura na área de português e da resolução de problemas na matemática”, comentou Rose.

Os resultados serão divulgados no dia 1 de dezembro.

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