“Prevenção às Violências e em Saúde Mental”. Esse foi o tema abordado
na capacitação realizada na manhã desta quarta-feira (1º), no Salão Ouro
Negro, na Prefeitura Municipal de Criciúma. Participaram do encontro
educadores de escolas municipais e estaduais e também enfermeiros das
Unidades de Estratégia Saúde da Família (ESF). A atividade foi
organizada pela equipe de trabalho intersetorial do Programa Saúde na
Escola (PSE).
A ideia do projeto é capacitar esses profissionais para que estejam
aptos a identificarem situações de risco nas escolas, ou seja, se a
criança sofre algum tipo de violência. Agentes de saúde e educadores vão
atuar em conjunto.
Para Renata Andrade de Araújo, que apresentou os serviços prestados
pelo Núcleo de Prevenção a Violência e Promoção a Saúde (NUPREVIPS), o
Programa desenvolve a cidadania e a qualificação das políticas públicas
na educação e na saúde.
“Se a escola consegue perceber os sinais de violência, deve notificar o
Conselho Tutelar e a Vigilância em Saúde. Sempre que isso acontecer, o
Núcleo vai acionar os serviços necessários para melhor atender as
crianças e adolescentes, buscando a melhor solução”, explica Renata. “É
importante que os profissionais de saúde e educação conversem sobre os
problemas encontrados e busquem um diagnóstico, somente assim será
possível transformar o cenário atual”, reforça.
Segundo a coordenadora pedagógica da Secretaria de Educação, Luciana
Milioli, o ponto principal da capacitação foi mostrar que com as redes
atuando juntas ficará mais fácil garantir um bom desempenho do PSE. “A
articulação entre a escola e a rede básica de Saúde é a base do Programa
Saúde na Escola. As informações passadas serão disseminadas nas escolas
e unidades de saúde. Os diretores, orientadores e enfermeiros serão
multiplicadores e vão ter condições de detectar os problemas, informar e
conscientizar sobre as violências que acontecem dentro de sala de aula,
mas principalmente vão poder notificar os órgãos competentes”, relatou
Luciana.
O prefeito Márcio Búrigo comentou sobre a iniciativa. “A escola vai
muito além de apenas transmitir conteúdos programáticos. Participar do
cotidiano dos estudantes é fundamental. O bom rendimento escolar depende
de uma boa estrutura familiar. Se nós conseguirmos identificar
problemas como a violência, por exemplo, será possível trabalhar
especificamente isso o que tende a refletir na qualidade da educação. E
vai além, buscando as autoridades competentes para possíveis punições”,
destacou o prefeito.
Escolas e Unidades de Saúde participantes:
Escola Pactuada | ESF Correspondente |
EMEF Ângelo de Lucca | Morro Estevão |
EEB João Dagostim | Quarta Linha |
EMEIEF Ângelo Felix Uggioni | Wosocris |
EEB Silva Alvarenga | Metropol |
EEB Rubens Arruda Ramos | Nossa Senhora da Salete |
EMEIEF Prof. Marcilio Dias San Thiago | Vila Manaus |
EMEF Dionisio Milioli | Ana Maria |
CEIM Natureza | Cristo Redentor |
EMEIEF Adolfo Back | Vila Belmiro |
EEB Antonio Milanez Neto | São Defende |
EEB Irmã Edviges | Mina União |
EMEF Erico Nonnenmacher | Paraíso |
EEB Coelho Netto | Santa Barbara |
EEB Cel. Marcos Rovaris | Pinheirinho |
EMEF Pe. José Francisco Bertero | São Simão |
O Programa Saúde na Escola
O PSE é promovido pelos Ministérios da Saúde e da Educação, foi
instituído em 2007, e tem por finalidade realizar a política
intersetorial voltada às crianças, adolescentes, jovens e adultos da
educação pública brasileira para promover saúde e educação integral. O
PSE é uma estratégia de integração da saúde e educação para o
desenvolvimento da cidadania e da qualificação das políticas públicas
brasileiras.
O PSE é baseado em cinco componentes que geram atendimentos em saúde
dos alunos, seja com exames de optometria, vacinação, atendimentos
especializados, entre outras ações de Saúde e Educação nas escolas,
através das Secretarias de Educação e Saúde. A Secretaria de Educação
trabalha ainda com intervenções – prevenção às drogas, gravidez na
adolescência, entre outros temas.
Componentes do PSE:
a) Avaliação das Condições de Saúde das crianças, adolescentes e jovens que estão na escola pública;
b) Promoção da Saúde e ações de Prevenção de doenças e de agravos à
saúde. O Projeto Saúde e Prevenção nas Escolas (SPE) integra-se a esse
componente ;
c) Educação Continuada e Capacitação dos Profissionais da Educação e da Saúde e de Jovens;
d) Monitoramento e Avaliação da Saúde dos Estudantes;
e) Monitoramento e Avaliação do Programa.
c) Educação Continuada e Capacitação dos Profissionais da Educação e da Saúde e de Jovens;
d) Monitoramento e Avaliação da Saúde dos Estudantes;
e) Monitoramento e Avaliação do Programa.
Mais do que uma estratégia de integração das políticas setoriais, o PSE
se propõe a ser um novo desenho da política de educação e saúde uma
vez que:
(1) trata a saúde e educação integrais como parte de uma formação ampla para a cidadania e o usufruto pleno dos direitos humanos;
(2) permite a progressiva ampliação das ações executadas pelos sistemas de saúde e educação com vistas à atenção integral à saúde de crianças e adolescentes; e
(3) promove a articulação de saberes, a participação de estudantes, pais, comunidade escolar e sociedade em geral na construção e controle social da política pública.
Texto: Milena dos Santos
(1) trata a saúde e educação integrais como parte de uma formação ampla para a cidadania e o usufruto pleno dos direitos humanos;
(2) permite a progressiva ampliação das ações executadas pelos sistemas de saúde e educação com vistas à atenção integral à saúde de crianças e adolescentes; e
(3) promove a articulação de saberes, a participação de estudantes, pais, comunidade escolar e sociedade em geral na construção e controle social da política pública.
Texto: Milena dos Santos
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