terça-feira, 26 de abril de 2016

AUTORA DE LIVROS DIDÁTICOS REALIZA PALESTRA PARA PROFESSORAS DA REDE MUNICIPAL


Professoras dos Anos Iniciais da rede municipal participaram de um encontro com Terezinha Bertin, uma das autoras dos livros didáticos Letramento e Alfabetização e Língua Portuguesa do Projeto Ápis. A palestra, realizada nessa terça-feira (26), teve como tema os desafios da leitura e da escrita. A formação faz parte das ações organizadas pela assessoria pedagógica do Grupo Somos Educação (Editoras Ática, Scipione, Saraiva e Atual) às redes de ensino que escolhem suas obras e do Programa de Formação Docente da Secretaria Municipal de Educação de Criciúma.

A proposta pedagógica apresentada explora as diversas modalidades de gênero, como, histórias em quadrinhos, poemas, notícias, listagens, receitas, propaganda, fábulas e bilhetes. “É fundamental refinar as habilidades de leitura e de escrita dos alunos. O leitor habituado com jornais sabe que primeiro deve ler as manchetes, as linhas de apoio e que o primeiro parágrafo traz a informação mais importante. Cada gênero exige um leitor diferente e isso deve ser trabalhado desde o primeiro ano do Ensino Fundamental”, justifica Terezinha.

A autora explicou que deve-se trabalhar a leitura de forma a desenvolver habilidades diferenciadas de compreensão imediata e de interpretação propriamente dita. A compreensão imediata pressupõe o exercício de habilidades como localizar dados e informações explícitas e fazer inferências simples. E a interpretação é um avanço em que o aluno precisa fazer inferências a partir de dados não explícitos e para isso precisa haver a mediação e a intervenção do professor. “Os meus alunos faziam a primeira parte sozinhos e tinham dificuldades com a segunda. Tinha percebido isso e agora entendi a proposta pedagógica. Esse momento foi rico e nos deu fundamentação para usar os livros de maneira mais adequada”, afirma a professora Claudia Miranda da EMEIF Dionizio Milioli.


A escola deve ajudar o aluno a progredir na sua capacidade de compreensão e de produção de forma que tenha autonomia. Leitura não é mais estratégia, hoje é conteúdo de natureza procedimental e deve ser trabalhada de forma sistemática. “O equívoco da educação tradicional é que não fazia sentido. Não tem milagre para resolver o problema de um aluno que está no 5º Ano e não foi alfabetizado. Alguém precisa refazer todo o percurso com ele, porque não teve ou não foi dada a chance para que aprendesse dentro do seu tempo. Os professores precisam utilizar desafios diferentes e ler muito, ser modelo para seus alunos”, sugere a palestrante.


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