segunda-feira, 11 de abril de 2016

Projeto Cubo Mágico trará Gabriel Dechichi para Criciúma

Iniciativa faz parte das ações realizadas com estudantes das escolas públicas municipais da cidade.

PARA LER A MATÉRIA ORIGINAL NO PORTAL DA SATC, CLIQUE AQUI

Alunos da Rede Municipal de Criciúma, que aprenderem a resolver o cubo mágico, participarão de uma palestra com Gabriel Barbar Dechichi, vencedor do “Projeto Super-Humanos” da Discovery Channel na categoria Capacidade Cerebral e atual Campeão Mundial na categoria Múltiplos Cubos Vendados.
O evento será no Teatro Elias Angeloni, no dia 23 de setembro, e tem como tema “O poder de uma mente preparada”. Dechichi também participará do primeiro Campeonato Oficial de Cubo Mágico em Santa Catarina, que será realizado no Ginásio Irmão Walmir Antonio Orsi da Fundação Municipal de Esportes, no dia 24 de setembro.
O cubo mágico é um quebra-cabeça tridimensional de seis cores, intrigante, popular e barato. O desafio de aprender a resolver o cubo mágico foi aceito e superado por mais de 20 professores e de 200 alunos da rede municipal no ano passado.
Diversos campeonatos foram organizados pelas próprias escolas e 13 delas participaram de uma competição em equipe na Praça Nereu Ramos, em setembro. A EMEIEF Angelo de Luca foi premiada com uma viagem para conhecer a XXXI Feira Catarinense de Matemática, em Joinvile.
Os alunos Maick Cardoso e Julio Gabriel Vitali Nunes, motivados pelos resultados individuais conquistados resolveram competir no campeonato oficial de Porto Alegre. Algumas escolas fizeram apresentações no Terminal Central de Criciúma, no final do ano.
Nesse ano, professores e coordenadores pedagógicos da Secretaria Municipal de Educação reuniram-se na “Casa do Professor Paulo Freire” para avaliar o Projeto Cubo Mágico desenvolvido nas escolas da rede no ano passado e essa é uma das estratégias e ações programadas pelo grupo.
Poderão participar do projeto aproximadamente 13,5 mil alunos matriculados no Ensino Fundamental regular e no Programa de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA) da Rede Municipal de Ensino. Também será estendido para os 480 usuários dos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS).
“Resolvemos ampliar o público alvo e daremos continuidade a esse projeto porque percebemos que é um recurso lúdico capaz de aumentar a concentração, a disciplina e a sociabilidade. No ano passado mais de 200 alunos aprenderam a resolver o cubo mágico e agora nossa meta é triplicar esse número e aumentar as exigências com foco no desempenho escolar”, afirma Rose Reynaud Mayr, secretária municipal de educação.

Novas ações
Está previsto para acontecer no decorrer do ano, além dos campeonatos internos das escolas, outro que envolvem todos os alunos do Ensino Fundamental da Rede Municipal e também um campeonato aberto para todas as instituições de ensino dos municípios da Associação dos Municípios da Região Carbonífera (Amrec).
“O cubo mágico é um recurso lúdico que pode ser explorado para motivar o interesse dos alunos pela aprendizagem. No entanto, nosso objetivo é fazer diferença na educação dessas crianças e adolescentes. Por isso, nas regras dos campeonatos desse ano tentaremos atrelar o desempenho escolar dos alunos com ao tempo obtido para resolver esse quebra-cabeça”, ressaltou o colaborador do projeto, Carlos Alberto dos Santos Cordeiro.
O campeonato oficial (Criciúma Opens 2016) é um evento paralelo que tem o apoio da Secretaria Municipal de Educação. As inscrições estão abertas no site da World Cube Association (WCA). Podem participar pessoas de qualquer idade e de qualquer cidade do mundo.
Cubistas famosos como Diego Bojunga Meneghetti (Porto Alegre/RS) e Key Yu Wan (Curitiba/PR ) estão entre os primeiros competidores que fizeram inscrição. O delegado do campeonato será João Gabriel de Aguiar Milani, de Londrina/PR.
“Conversei com Rafael Cinoto, o embaixador do cubo mágico, que me contou que Criciúma tem um exército de crianças que resolvem o cubo. Pelo que vimos, esse campeonato vai ser um dos maiores do Brasil em número de competidores”, explica Milani 

Campeonato Oficial

As inscrições estão abertas no site da Associação Mundial do Cubo Mágico (World Cube Association - WCA), e podem ser feitas até o dia 22 de agosto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário