Com o objetivo de estimular a leitura, descobrir bons livros e
escritores através de oficinas dinâmicas para os jovens, foi lançado na
manhã desta quarta-feira (13), o Projeto Bom de Ler, do Instituto
Parati. O evento foi realizado na Unesc. As atividades do programa são
realizadas desde 2008, nesse ano serão realizadas nos dias 13 e 14 de
abril.
“O objetivo geral do Bom de Ler é pensar em um programa para essa
nova geração de leitores que envolva a cultura e a tecnologia, pois os
jovens estão cada vez mais conectados. É preciso pensar uma política
integrada para a criação dessa nova plataforma de leitura. Para
trabalhar com os livros é preciso usar a criação e imaginação como nosso
combustível. Oferecer dois dias de intensa programação através de
oficinas para as crianças e adolescentes vai nos trazer novas ideias a
partir do entendimento de suas necessidades”, explica José Paulo
Teixeira, coordenador do Projeto Bom de Ler.
Das escolas participantes do projeto, 17 são da Rede Municipal de
Criciúma. “Nós, como educadores e fomentadores do ensino, incentivamos a
leitura como forma de cultivar o sonho de uma sociedade que lê. Acolher
este projeto dentro das nossas escolas é quase que obrigatório, pois
sabemos que o público-alvo está dentro da sala de aula, que são os
nossos jovens. Para não perdermos esta essência do hábito da leitura no
futuro é preciso trabalhar no presente com estas pessoas que estão em
formação de valores, para que entendam o seu papel social como
leitores”, destaca Rose Reynaud, secretária de Educação de Criciúma.
Bom de Ler: Oficinas
Para desempenhar as atividades propostas pelas oficinas é preciso ter
gosto pela leitura, escrita fluente, dinamismo, responsabilidade e
trabalhar em equipe.
A oficina de Filosofia e Imaginação, que será ministrada por José
Paulo Teixeira, pretende trabalhar a ética e poética: a etimologia do
repórter; a força das palavras; o poder da imaginação; criação, produção
e distribuição de afetos e conteúdo.
A oficina de Áudio e Vídeo, com Edson Fatori e Diego Cardoso,
ensinará noções de vídeo, áudio e imagem; fotografia; comunicação; novas
mídias: internet, redes sociais, rádio, jornal, televisão, edição e
públicos.
Já a oficina de Escrita e Leitura, com Letícia Back, Beatriz Pizzoni e
João Pedroso, pretende transmitir registros e histórias (personagens e
roteiros, entrevistas, notícias e histórias, quadrinhos, arte e
literatura; edição e jornal-livro).
Confira as Escolas inscritas no projeto:
Escolas da Rede Municipal de Criciúma
E.M.E.F. Casemiro Stachurski
E.M.E.F. Dionízio Milioli
E.M.E.F. Érico Nonnenmacher
E.M.E.F. Filho do Mineiro
E.M.E.F. Hercílio Amante
E.M.E.F. Jorge da Cunha Carneiro
E.M.E.F. Serafina Milioli Pescador
E.M.E.I.E.F. Giácomo Zanette
E.M.E.I.E.F. José Rosso
E.M.E.I.E.F. Judite Duarte de Oliveira
E.M.E.I.E.F. Marcílio Dias San Thiago
E.M.E.I.E.F. Oswaldo Hulse
E.M.E.I.E.F. Pascoal Meller
E.M.E.I.E.F. Pe. José Francisco Bertero
E.M.E.I.E.F. Pe. Ludovico Coccolo
E.M.E.I.E.F. Profª, Lili Coelho
E.M.E.I.E.F. Profº Vilson Lalau
E.M.E.F. Dionízio Milioli
E.M.E.F. Érico Nonnenmacher
E.M.E.F. Filho do Mineiro
E.M.E.F. Hercílio Amante
E.M.E.F. Jorge da Cunha Carneiro
E.M.E.F. Serafina Milioli Pescador
E.M.E.I.E.F. Giácomo Zanette
E.M.E.I.E.F. José Rosso
E.M.E.I.E.F. Judite Duarte de Oliveira
E.M.E.I.E.F. Marcílio Dias San Thiago
E.M.E.I.E.F. Oswaldo Hulse
E.M.E.I.E.F. Pascoal Meller
E.M.E.I.E.F. Pe. José Francisco Bertero
E.M.E.I.E.F. Pe. Ludovico Coccolo
E.M.E.I.E.F. Profª, Lili Coelho
E.M.E.I.E.F. Profº Vilson Lalau
Escolas da Rede Municipal de Araranguá
E.E.B.M. Otávio Manoel
E.E.B.M. João Matias
E.E.B.M. João Matias
Escolas da Rede Estadual
E.E.B. Maria José Hulse Peixoto
E.E.B. João Frasseto
E.E.B. Pe. Miguel Giacca
E.E.B. Rubens de Arruda
E.E.B. Joaquim Ramos
E.E.B. João Frasseto
E.E.B. Pe. Miguel Giacca
E.E.B. Rubens de Arruda
E.E.B. Joaquim Ramos
Escola particular
SATC
Texto: Susane Meireles
Fotos: Diego Cardoso
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