quinta-feira, 28 de julho de 2016

Seminário de Educação de Criciúma discutiu a qualidade na educação pública

    O 15º Seminário de Educação de Criciúma, promovido pela Secretaria Municipal de Educação, discutiu a qualidade na educação pública, nos dias 27 e 28 de julho, no Teatro Elias Angeloni.
     O último dia do evento contou com a presença do renomado professor Cipriano Carlos Luckesi. Avaliação da aprendizagem a serviço do sucesso no ensino escolar foi o tema abordado na palestra. Segundo o educador, o ato de avaliar visa investigar a realidade para tomada de decisões que promovam a inclusão. O objetivo é diagnosticar o sistema e realizar ajustes no processo educativo criando circuitos neurológicos que liguem os conhecimentos dispostos em redes e exercitando constantemente os saberes para compreender. “A avaliação por si só, não é inclusiva. Quem é inclusivo é o gestor, é o professor. Ela é o grilinho falando no ouvido do boneco Pinóquio que ele não fez a coisa certa,” explicou o especialista no assunto.
     A rede municipal está construindo a resolução normativa de avaliação escolar e institucional com a participação efetiva dos docentes. “O professor Luckesi foi nosso convidado especial para nos provocar e instigar, levando a refletir e repensar a prática de avaliação. Sua contribuição deve qualificar nosso debate a respeito do tema e, sobretudo, da qualidade da educação nas escolas públicas municipais,” justificou a secretária de educação, Rose Reynaud Mayr.
     Evânia Reichert, autora do livro Infância, a Idade Sagrada - anos sensíveis em que nascem as virtudes e os vícios humanos,  apresentou as fases do desenvolvimento do caráter das crianças. O assunto complementou as reflexões que resultaram nas Diretrizes Curriculares da Educação Infantil da Rede Municipal de Criciúma. O lançamento desse documento acontecerá no próximo dia 2 de agosto, às 19 horas, no Teatro Elias Angeloni.
     A Base Nacional Comum Curricular (BNCC), cotas raciais no Supremo Tribunal Federal e altas habilidades, foram outros temas discutidos durante o seminário.

PALESTRAS 


Avaliação da Aprendizagem a serviço do sucesso no ensino escolar
 com o professor Cipriano Carlos Luckesi

Infância, Idade Sagrada com a professora  Evânia Reichert.

Justiça Global: Cotas raciais no
Supremo Tribunal Federal
 com o Dr. Wilson Roberto Prudente.

Base Nacional Comum
 Curricular - BNCC
 com o professor Juares da Silva
 Thiesen – UFSC

Altas Habilidades/superdotação: identificação, possibilidades e desafios com a professora Andréia Rosélia Alves Panchiniack - NAAH/S-FCEE

APRESENTAÇÕES




Fotos: Bill De Nez

Nenhum comentário:

Postar um comentário