segunda-feira, 1 de agosto de 2016

Rede Municipal de Criciúma realiza o lançamento das Diretrizes Curriculares da Educação Infantil.

A criança como protagonista da aprendizagem é o foco das Diretrizes Curriculares da Educação Infantil da Rede Municipal de Criciúma. Participaram da construção desse documento aproximadamente 800 profissionais que atendem quase 5 mil crianças matriculadas nos 20 Centros de Educação Infantil (CEIMs) e nas 43 escolas do Ensino Fundamental. O lançamento acontecerá no Teatro Elias Angeloni, nesta terça-feira (2/8), às 19 horas.
O documento foi construído no decorrer do ano letivo de 2015 e revisado no primeiro semestre deste ano. Aconteceram encontros mensais com a assessora do Ministério da Educação, Cláudia Maria da Cruz, com os gestores e coordenadores.  A partir desses estudos foram realizados encontros bimestrais, organizados em sete Grupos de Trabalho (GTs) e por regiões, para leitura, análise e proposições dos educadores. Além disso, houve participações dos coordenadores pedagógicos das áreas específicas da Secretaria Municipal de Educação, para os estudos e elaborações de textos.
O documento expressa a necessidade indispensável de oferecer às crianças possibilidades de vivenciar experiências sociais. “Construímos um currículo que atende às especificidades da infância. O desafio dos profissionais é organizar e promover um ambiente educativo, alegre, acolhedor e oportunizar aprendizagens de forma lúdica. A prática pedagógica deve ser desvinculada do assistencialismo e ter um olhar educativo associado à intencionalidade baseada em objetivos de experiências de aprendizagem. Elaboramos um documento que estabelece as bases teóricas para o trabalho dos profissionais e o ajuda a direcionar suas ações,” explicou a secretária municipal de Educação, Rose Reynaud Mayr.
A Coordenação da Educação Infantil está oferecendo formações continuadas para garantir que esse instrumento direcione, dê subsídios e legitimidade à pratica pedagógica. Os estudos visam aprofundar e realizar novos encaminhamentos para consolidar as diretrizes que tratam do cuidar e educar como ações indissociáveis. “Planejar momento de acolhida, alimentação, higiene e brincadeiras são importantes para que as crianças vivenciem momentos de aprendizagem. O professor estará em permanente estado de observação e planejamento para que não transforme as ações em rotinas mecanizadas. O professor mediará o conhecimento para que a criança aprenda e se desenvolva”, explicaram as coordenadoras pedagógicas da educação infantil, Silvana Alves Bento Marceneiro e Ádria Vanusa Correa.
O documento visa superar o currículo baseado no assistencialismo, na escolarização e em projetos baseados em datas comemorativas. Segundo a pedagoga Cristiane Alamini Zanette Fernandes, há muita diversidade na educação, diferentes culturas, condições e estruturas familiares. “Fazendo leituras e estudos das novas diretrizes, teremos orientações de como observar, o que registrar e quais temáticas trabalhar em sala de aula. Os pais irão se sentir mais seguros porque perceberão que seus filhos estão aprendendo e não apenas passando o tempo na instituição”, avaliou Cristiane.
Segundo a auxiliar de direção do CEIM Zelma Savi Nápoli, Jaqueline de Oliveira Costa, as diretrizes provocaram muitas mudanças nas práticas pedagógicas. “Mudamos nosso olhar para a linguagem matemática. Antes, nos pensávamos que bastava ensinar os números. Hoje, exploramos outros conceitos, como as formas, construímos gráficos e tratamos da noção de espaço e tempo. Passamos a problematizar melhor as situações em sala de aula, vamos além de somar quantidades, questionamos muito mais e exploramos a própria sequência das vivências de rotina das crianças”, afirmou Jaqueline.
O Plano Municipal de Educação (PME), aprovado em novembro de 2014, contém as 21 metas e as 250 estratégias da proposta educacional do município de Criciúma. Uma das metas apresenta como estratégia a elaboração das diretrizes municipais para a organização do trabalho pedagógico na Educação Infantil.

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