A criança como
protagonista da aprendizagem é o foco das Diretrizes Curriculares da Educação
Infantil da Rede Municipal de Criciúma. Participaram da construção desse
documento aproximadamente 800 profissionais que atendem quase 5 mil crianças
matriculadas nos 20 Centros de Educação Infantil (CEIMs) e nas 43 escolas do
Ensino Fundamental. O lançamento acontecerá no Teatro Elias Angeloni, nesta
terça-feira (2/8), às 19 horas.
O documento foi construído no decorrer do ano letivo de 2015 e
revisado no primeiro semestre deste ano. Aconteceram encontros mensais com a assessora do
Ministério da Educação, Cláudia Maria da Cruz, com os gestores e coordenadores.
A partir desses estudos foram realizados encontros bimestrais, organizados em sete Grupos de
Trabalho (GTs) e por regiões, para
leitura, análise e proposições dos educadores. Além disso, houve
participações dos coordenadores pedagógicos das áreas específicas da Secretaria
Municipal de Educação, para os estudos e elaborações de textos.
O documento expressa a
necessidade indispensável de oferecer às crianças possibilidades de vivenciar experiências sociais. “Construímos
um currículo que atende às especificidades da infância. O desafio dos
profissionais é organizar e promover um ambiente educativo, alegre, acolhedor e
oportunizar aprendizagens de forma lúdica. A prática pedagógica deve ser
desvinculada do assistencialismo e ter um olhar educativo associado à
intencionalidade baseada em objetivos de experiências de aprendizagem.
Elaboramos um documento que estabelece as bases teóricas para o trabalho dos
profissionais e o ajuda a direcionar suas ações,” explicou a secretária municipal
de Educação, Rose Reynaud Mayr.
A Coordenação da Educação
Infantil está oferecendo formações continuadas para garantir que esse
instrumento direcione, dê subsídios e legitimidade à pratica pedagógica. Os
estudos visam aprofundar e realizar novos encaminhamentos para consolidar as
diretrizes que tratam do cuidar e educar como ações indissociáveis. “Planejar
momento de acolhida, alimentação, higiene e brincadeiras são importantes para
que as crianças vivenciem momentos de aprendizagem. O professor estará em
permanente estado de observação e planejamento para que não transforme as ações
em rotinas mecanizadas. O professor mediará o conhecimento para que a criança
aprenda e se desenvolva”, explicaram
as coordenadoras pedagógicas da educação infantil, Silvana Alves Bento
Marceneiro e Ádria Vanusa Correa.
O documento visa superar
o currículo baseado no assistencialismo, na escolarização e em projetos
baseados em datas comemorativas. Segundo a pedagoga Cristiane Alamini Zanette
Fernandes, há muita diversidade na educação, diferentes culturas, condições e
estruturas familiares. “Fazendo leituras e estudos das novas diretrizes,
teremos orientações de como observar, o que registrar e quais temáticas
trabalhar em sala de aula. Os pais irão se sentir mais seguros porque
perceberão que seus filhos estão aprendendo e não apenas passando o tempo na
instituição”, avaliou Cristiane.
Segundo a auxiliar de
direção do CEIM Zelma Savi Nápoli, Jaqueline de Oliveira Costa, as diretrizes
provocaram muitas mudanças nas práticas pedagógicas. “Mudamos nosso olhar para
a linguagem matemática. Antes, nos pensávamos que bastava ensinar os números.
Hoje, exploramos outros conceitos, como as formas, construímos gráficos e
tratamos da noção de espaço e tempo. Passamos a problematizar melhor as
situações em sala de aula, vamos além de somar quantidades, questionamos muito
mais e exploramos a própria sequência das vivências de rotina das crianças”,
afirmou Jaqueline.
O Plano Municipal de
Educação (PME), aprovado em novembro de 2014, contém as 21 metas e as 250
estratégias da proposta educacional do município de Criciúma. Uma das metas
apresenta como estratégia a elaboração das diretrizes municipais para a
organização do trabalho pedagógico na Educação Infantil.
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