Profissionais da educação
que trabalham com aproximadamente 4700 crianças matriculadas nos 20 Centros de
Educação Infantil (CEIMs) e em 43 escolas do Ensino Fundamental da rede
municipal de Criciúma acompanharam o lançamento das Diretrizes Curriculares da
Educação Infantil. O evento aconteceu no Teatro Elias Angeloni, na noite desta
terça-feira (2/8) e teve como palestrante a assessora educacional, Claudia Maria da Cruz, que fez uma síntese dos estudos realizados no decorrer da construção do
documento.
As pesquisas,
discussões e a elaboração das diretrizes curriculares foram organizadas pelas coordenadoras pedagógicas da educação
infantil, Silvana Alves Bento Marceneiro e Ádria Vanusa Correa. “Este momento
sinaliza uma etapa vencida com sucesso. Foi construída com múltiplas mãos e constituem
um marco, com definição clara do foco que é a criança como protagonista para a
qual o nosso trabalho se destina,” frisou a secretaria de educação, Rose
Reynaud Mayr.
A criança precisa da
natureza, das ciências, da cultura e da arte para aprender e desenvolver suas
habilidades. O adulto tem a função de apoiar, mediar e encorajar a busca do
conhecimento. “A criança tem direito de conhecer-se, de conviver, de participar
ativamente do cotidiano, de brincar livremente ou de forma dirigida pelos
adultos, de comunicar-se nas mais diversas linguagens e de explorar os espaços.
É preciso abrir os portões e permitir que ela conheça o entorno da sua
comunidade,” explicou Claudia.
A Coordenadoria da
Promoção da Igualdade Racial do Município de Criciúma (COPIRC) participou das
discussões referentes às diversidades étnico-raciais. “Precisamos pensar na
criança que queremos para um mundo melhor. As diretrizes vão ajudar os
professores a planejar e incluir temas como esse nas salas de aula,” salientou
a coordenadora, Maria Estela Costa da Silva.
Um grupo de contadoras de histórias apresentou poemas que retratam
diferentes concepções da infância. O grupo Boi-de-Mamão Mirim do Centro de Educação
Infantil Natureza apresentou um resgate da cultura folclórica. “A participação
das crianças neste grande espetáculo é fundamental porque elas são as personagens,
deixam a imaginação fluir, dramatizam, usam adereços e transformam a história
cantada em um grande teatro,” relataram as professoras da instituição de
ensino.
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CEIM Natureza |
Saiba mais
O documento foi construído no decorrer do ano letivo de 2015 e
revisado no primeiro semestre deste ano. Aconteceram encontros mensais com a assessora do
Ministério da Educação, Cláudia Maria da Cruz, com os gestores e coordenadores.
A partir desses estudos foram realizados encontros bimestrais, organizados em sete Grupos de
Trabalho (GTs) e por regiões, para
leitura, análise e proposições dos educadores. Além disso, houve
participações dos coordenadores pedagógicos das áreas específicas da Secretaria
Municipal de Educação, para os estudos e elaborações de textos.
O Plano Municipal de
Educação (PME), aprovado em novembro de 2014, contém as 21 metas e as 250
estratégias da proposta educacional do município de Criciúma. Uma das metas
apresenta como estratégia a elaboração das diretrizes municipais para a
organização do trabalho pedagógico na Educação Infantil.
Fotos: Bill De Nez
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