As crianças, desde muito cedo, já estão em
contato com a linguagem matemática e isto ocorre quando exploram os brinquedos
e os espaços. Aprendem no momento em que manipulam objetos, nas interações
mediadas pelos adultos, nas brincadeiras e práticas cotidianas. “Elas descobrem
a matemática quando selecionam, organizam e classificam diversos materiais. Nós
podemos mediar o processo de aprendizagem por meio da rotina, de brincadeira e
jogos”, explicou a palestrante, Jaqueline de Oliveira Costa.
A Secretária de
Educação, Rose
Reynaud Mayr, informou que serão disponibilizados até o final de outubro, 500
exemplares impressos das Diretrizes Curriculares da Educação Infantil para as Escolas
e Centros de Educação Infantil. O documento também pode
ser acessado no site da Prefeitura Municipal de Criciúma.
Documento foi construído em 2015
A criança como protagonista da
aprendizagem é o título das Diretrizes Curriculares da Educação Infantil da Rede
Municipal de Criciúma. O documento foi construído no decorrer do ano letivo de
2015 com a participação das 43 escolas do Ensino Fundamental que atendem essa
etapa da educação e dos 20 Centros de Educação Infantil (CEIMs).
Aconteceram encontros mensais com
a assessora do Ministério da Educação, Cláudia Maria da Cruz, com os gestores e
coordenadores. A partir desses estudos foram realizados encontros
bimestrais com aproximadamente 800 profissionais, organizados em sete Grupos de
Trabalho (GTs) e por regiões. Além disso, houve participações dos
coordenadores pedagógicos das áreas específicas da Secretaria Municipal de
Educação, para os estudos e elaborações de textos.
As coordenadoras pedagógicas da
Educação Infantil, Silvana Alves Bento Marceneiro e Ádria Vanusa Correa, foram
responsáveis pelos estudos, registros de alguns artigos e organização do
documento.
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