quarta-feira, 21 de setembro de 2016

Criciúma recebe visita de cubista famoso

O mineiro Gabriel Dechichi tornou-se famoso por suas habilidades com o cubo mágico. O cubista está em Criciúma para visitar escolas da rede municipal, realizar palestras e participar do Criciúma Open 2016 que é um campeonato oficial organizado pela Associação Mundial de Cubo Mágico (WCA).
A escola Hercílio Amante recebeu a visita de Dechichi na tarde desta segunda-feira (21/9). As professoras Katiane Pavan e Cristina Faraco, foram as principais motivadoras e responsáveis pelo número de alunos que aprenderam a sequência de passos que resolve este quebra-cabeça. As turmas de 5º Ano destacaram-se conquistando medalhas de ouro no campeonato municipal e no regional de cubo mágico, realizados em agosto e setembro. “Hoje, ganhamos um presente. Esta data ficará marcada na nossa história e também na vida das crianças. Como foi lindo, ver os olhinhos deles brilharem, brilho este que só tem quem almeja muito por algo. Enchi meus olhos de lágrimas porque tive a certeza de que o trabalho feito com amor jamais será em vão”, comentou Cristina.
     Durante o lançamento do 3º Prêmio ACIC de Matemática ele realizará a palestra cujo tema trata de estudantes de altas habilidades. O evento é aberto ao público interessado e acontecerá nesta quinta-feira, no auditório Jayme Zanatta, no horário das 9h às 11h. Dechichi considera que altas habilidades tem haver principalmente com força de vontade e dedicação, e também inclui outros aspectos, como alta capacidade de concentração. “Essa característica se aprimora ainda mais quando é atrelada com planejamento e disciplina. Eu acredito que tenho essas características hoje, mas por que sempre trabalhei para melhorar isso. Entretanto, se altas habilidades for considerado algo inato, do tipo que a gente tem que nascer com ela, então não é o meu caso, não tenho nenhum talento especial”, afirmou.
De acordo com as informações das escolas municipais há 425 alunos que resolvem o cubo mágico e mais de duzentos em processo de aprender. O projeto, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação, programou como uma de suas ações a palestra “O poder da mente preparada” para estes estudantes. O evento será realizado no Teatro Municipal Elias Angeloni, na próxima sexta-feira, dia 23.

Dechichi será um dos competidores do campeonato oficial de cubo mágico (Criciúma Open 2016), no dia 24 de setembro, no Nações Shopping.
Para assistir o vídeo clique AQUI.


domingo, 18 de setembro de 2016

SOLUÇÕES DAS PROVAS DA 1ª FASE DO 2º PRÊMIO ACIC DE MATEMÁTICA (5º e 6º ANOS - 2015)

Para assistir as soluções, clique AQUI ou nos links abaixo.

As questões das provas da 1ª Fase do 2º Prêmio ACIC de Matématica, estão sendo gravadas, em setembro de 2016. Estaremos postando no decorrer do mês...
SOLUÇÃO DAS PROVAS DO 5º ANO

Questão 01
Professora Cristiane Vitoriano (EMEIEF Lili Coelho)

Questão 02
Professora Cristina Faraco (EMEIEF Hercílio Amante)

Professora Cristiane Cypriano da Silva da EMEIEF Serafina Milioli Pescador.

Questão 04
Professor Samuel de Bem (Uniasselvi)
Professora Juliana Kaminski (SESI Escola)
Professora Sarah Ramos (Colégio Marista)

Professora Carla Medeiros Milanez (EMEIEF Francisco Skrabski)

Professor Lucas Spillere Barchinski (IFSC Sombrio).


SOLUÇÃO DAS PROVAS DO 6º ANO
Professora Sarah Ramos (Colégio Marista)

Professora Mariani Souza Raupp da EMEIEF Maria Angélica Paulo (Criciúma) e EMEF Maria Arlete Bitencourt Iodetti (Içara).

Colaboração da Fernanda Morotskoski da EEB de Meleiro.

Professora Sarah Ramos (Colégio Marista)

Questão 15
Professor Luiz Rene Ferreira (EMEIEF Hercílio Amante)


Professor Lucas Spillere Barchinski (IFSC Sombrio).

domingo, 11 de setembro de 2016

Textos das escolas de Criciúma são selecionados para a Etapa Estadual da 5ª Olimpíada de Língua Portuguesa

Poemas, crônicas, memórias literárias e artigos de opinião são gêneros discursivos produzidos por estudantes de 61 escolas públicas de Criciúma para participar da 5ª Olimpíada de Língua Portuguesa “Escrevendo o Futuro”.A Comissão Julgadora de Criciúmaselecionou oitodos 99 textos postados para participar da Etapa Estadual. Participaram alunos do 5º Ano a 3ª Série do Ensino Médio.A coordenadora municipal da Olimpíada, Liziane da Rosa Uggioni, informou que o número de vagas disponibilizadas para concorrer à Etapa Estadual é de acordo com a quantidade de escolas que enviaram textos válidos por categoria na Etapa Escolar, por categoria.
No decorrer do ano letivo, a Secretaria Municipal de Educação ofereceu formação continuada aos professores de Língua Portuguesa e Anos Iniciais. Foram realizados estudos e oficinas tratando dos gêneros discursivos com o objetivo de preparar os professores para realizar a sequência didática exigida pelo Concurso. “Este evento é um incentivo às produções e ao desenvolvimento da leitura e escrita. Também serve como reflexão das práticas pedagógicas e orienta na busca de novas formas de ensinar.No Concurso anterior, uma aluna da rede municipal foi premiada com medalhas de bronze e de prata. Estamos na expectativa de novas conquistas e felizes com os talentos encontrados em nossas escolas”, comentou a Secretária Municipal de Educação, Rose Margareth Reynaud Mayr.
Um dos poemas selecionados foi escrito pela estudanteBruna Caroline Alves, do 5º Ano, da escola Professora Clotildes Maria Martins Lalau. A gestora da instituição Elizabete Bitencourt afirma que é importante acreditar no potencial dos alunos, incentivar as produções e oportunizar o envolvimento das turmas em concursos e olimpíadas.
A Escola Rubens de Arruda Ramos desenvolve um projeto literário com momentos semanais de leitura, empréstimos de livros da biblioteca, pasta literária onde são colocados livros que os alunos levam para casa e palestras com autores. “Neste ano, o nosso tema trata das relações humanas, bullying e respeito. A partir dele, desenvolvemos as atividades. Uma das suas fases é a participação na Olimpíada de Língua Portuguesa. Por isso, estamos muito felizes por termos uma memória literária e um artigo de opinião selecionados para a Etapa Estadual”, comentou a gestora da escola, Eli Dal Magro Nuernberg.
Os resultados da próxima etapa serão divulgados em outubro pela Comissão Julgadora Estadual.

Textos selecionados pela Comissão Julgadora de Criciúma para participar da Etapa Estadual da 5ª Olimpíada de Língua Portuguesa “Escrevendo o Futuro”.
Coordenadora Municipal da Olimpíada: Liziane da Rosa Uggioni
Membros da Comissão Julgadora Municipal: Ana Lúcia Pintro, Maria Abel Coral, DorisBecke Machado Freitas, Claudete Bonfanti Vieira, Bárbara Aparecida Formigoni Abel, Dilcinéia Nazário Fernandes, Vera Lúcia Rodriguez, ZulmaPizoni, Sandra Regina Fernandes, Fernando dos Anjos Sartor e Marília Alves.

Gênero Poemas
Título do poema: Piquete da Figueira
Escola: EEB João Dagostim
Gestora: Rosimere Zacarias
Professora:MaiaraAmorin
Aluna: Klailane Leandro Dias

Título do poema: Um paraíso, Criciúma
Escola: EMEIEF Padre Carlos Wecki
Gestora: Rosânia Maria Silvano Bittencourt
Professora: Rosane Feliciano
Aluna: Laís Cardoso dos Santos

Título do poema: O lugar onde moro
Escola: EMEIEF Professora Clotildes Maria Martins Lalau
Gestora: Elizabete Bitencourt de Souza
Professora:Elizandra Waschinevski Rafael
Aluna: Bruna Caroline Alves

Gênero Crônicas
Título da crônica: Mercadinho abençoado
Escola: EEB Maria José Hülse Peixoto
Gestora:Denise Lúcia NiehuesBeltrame
Professora:Cristiane Dias
Aluno: Maurício Silveira da Rosa

Título da crônica: Sem Palavras
Escola: EMEIEF Padre José Francisco Bertero
Gestora: Inês Regina de Mello Sombrio
Professora:Nelciana Dal PontConsenço
Aluno: Álisson da Cruz Alexandre

Gênero Memórias Literárias
Título do texto de memórias literárias:Duas vezes adeus
Escola: EMEIEF Padre José Francisco Bertero
Gestora: Inês Regina de Mello Sombrio
Professora: Nelciana Dal PontConsenço
Aluna: Maria Eduarda Spillere da Silva

Título do texto de memórias literárias: Um pouquinho da minha história
Escola: EEB Rubens de Arruda Ramos
Gestora:Eli Dal Magro Nuernberg
Professora:Patrícia Torres Teixeira
Aluna: Luiza Gabriela CaneteScarsi

Gênero Artigo de Opinião
Título do artigo: Via rápida: conquistas e impasses
Escola: EEB Rubens de Arruda Ramos
Gestora: Eli Dal Magro Nuernberg
Professora:Maria Rosânia Viana
Aluna:Vitória De Bem Ferreira

sábado, 10 de setembro de 2016

Desfiles Cívicos: comemoração dos 194 anos de Independência do Brasil

Registro dos momentos cívicos. Clique nas imagem para assistir.

Desfile cívico realizado no Parque das Nações Cincinato Naspolini.

Desfile cívico realizado no Rio Maina.

Mais informações, no Portal Engeplus.


Fotos: Bill De Nez

quinta-feira, 1 de setembro de 2016

Professores participam de formação sobre Educação Ambiental

Foto: Bill De Nez
Pedagogos que atuam com os Anos Iniciais e professores de Ciências, Geografia e História da rede municipal e estadual de Criciúma participam de curso sobre Educação Ambiental e Ciências da Natureza. O projeto de extensão da Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc) ampliou sua proposta inicial de dinamizar o ensino de ciências e estimular a utilização de materiais didáticos do laboratório da universidade. O grupo constatou também a necessidade de trabalhar questões relativas à Educação Ambiental e de proporcionar que profissionais de outras áreas participassem. A formação será ministrada em oito encontros realizados nos meses de agosto a novembro, no Laboratório de Ensino de Ciências.
Num mundo comandado pela ciência e tecnologia é preciso aprimorar os conhecimentos científicos. Avanços impressionantes, como por exemplo, no campo das biotecnologias chegam às salas de aulas compelindo os professores a prepararem-se continuamente, o que nem sempre é possível. “As escolas e universidades têm a função de contribuir para que esse conhecimento chegue a todas as pessoas. Esta formação contribuirá muito com as práticas de nossos professores em seu cotidiano escolar, auxiliando no ensino e na aprendizagem de temas ambientais e no trabalho de conscientização,” justificou a coordenadora pedagógica, Aliciane Madalena Fogaça Albino.
A Reserva do Aguaí e a Bacia do Rio Araranguá foram temas abordados nos encontros. Foram apresentados vídeos sobre a flora e a fauna, sugestão de livros, projetos para conhecer o local. “Para haver conscientização e preservação é preciso conhecer. Uma forma interessante de assimilar a importância desses conceitos é realizando trilhas”, disse a coordenadora do projeto, Mirian da Conceição.

Informações sobre os encontros
Local: Laboratório de Ensino de Ciências, Bloco da Biblioteca, sala 06
Horário: 19h às 22h
Ministrantes: Palestrantes convidados pela UNESC em variados temas da Educação Ambiental.
Datas:
16 e 30 de agosto
13 e 27 de Setembro
11 e 25 de Outubro

08 e 22 de Novembro 

quinta-feira, 25 de agosto de 2016

Estudantes de Criciúma conhecem bacia hidrográfica do Rio Urussanga

Fotos: Bill De Nez
 Onde nasce o Rio Urussanga? Num lugar situado no bairro Nova Itália, onde as águas limpas do Rio Maior encontram as águas ácidas do Rio Carvão. Um grupo de 37 estudantes das turmas de 7º Ano da escola municipal Padre Ludovico Coccolo conheceu o local da confluência desses dois rios, no município de Urussanga, nesta quinta-feira, dia 25. A saída de campo foi promovida pelo Comitê da Bacia através do projeto “Minha escola, meu rio”. O Comitê é composto por entidades representantes de usuários da água, da sociedade civil organizada e dos governos municipal, estadual e federal.
Um mapa ilustrado da área da bacia hidrográfica foi utilizado para melhor compreensão da localização das comunidades, dos tipos de vegetação, das características do relevo e percurso das águas. Os aspectos econômicos, históricos e sociais foram destacados pelos monitores.
Antes do passeio de estudos, os alunos da professora de geografia Lívia da Silva Feltrin fizeram atividade de observação da paisagem do entorno da escola, a fim de entender a dinâmica da água no ambiente local. Realizaram um experimento representando a importância da vegetação na manutenção dos rios e no ciclo hidrológico. “O principal objetivo é sensibilizar os estudantes para a importância social, econômica e natural de água a fim de utilizá-la de maneira sustentável. Para isso, resolvemos conhecer a dinâmica da bacia hidrográfica, percorrendo pontos desde sua nascente até a foz e relacionar aos temas discutidos em sala de aula,” justifica Lívia.
Para o estudante Mateus Demboski, de 12 anos, foi interessante conhecer o percurso das águas. “Eu não tinha ideia do caminho que a água faz até chegar em nossas casas, eu não percebia que passa por tudo isso. Agora tenho consciência da importância de preservar a mata ciliar e de cuidar das encontas,” comentou o estudante.
A bacia do Rio Urussanga envolve dez municípios (Morro da Fumaça, Cocal do Sul, Urussanga, Içara, Criciúma, Pedras Grandes, Treze de Maio, Santão, Balneário Rincão e Jaguaruna) com uma área de 580 km² no extremo sul catarinense e atinge uma população de aproximadamente 95 mil habitantes.
A quantidade e a qualidade da água estão comprometidas por causa da mineração que explora a extração de argila, areia, cascalho, carvão e fluorita. As plantações de arroz e fumo provocam danos devido aos produtos utilizados na produção agrícola. Os desmatamentos, os efluentes industriais e domésticos e a salinidade próximo à foz são outros fatores de degradação ambiental.




sábado, 20 de agosto de 2016

Professores conhecem jogos analógicos da Oficina do Aprendiz

Professores e diretores da rede municipal de Criciúma participaram de uma formação com os psicólogos Nicolas Lindner e Claudio Mallmann da empresa Oficina do Aprendiz, de Florianópolis. As atividades iniciaram na quarta e foram concluídas nesta sexta-feira (18/09), no salão do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Criciúma (Siserp).
Diversas atividades lúdicas foram realizadas, como ouvir histórias, montar uma ponte com peças de madeira, resolver quebra-cabeças, entender os objetivos e as regras de jogos oriundos de vários países. Os profissionais vivenciaram os jogos analógicos brincando entre entres ou colaborando na busca das resoluções. “Tivemos a oportunidade de mostrar nosso trabalho para mais de 150 educadores. Também apresentamos os processos cognitivos desencadeados e conversamos sobre modelos de intervenção quando aplicados em sala de aula. O jogo por si só não é mágico, precisa que o professor faça a mediação para que a criança aprenda”, explicou Mallmann.
Segundos os formadores, as crianças estão sedentas e carentes de atividades lúdicas que exploram jogos educativos. É preciso oferecer a elas essas experiências e se perceberá que apesar de viverem num mundo digitalizado, serão receptivas. O tema resultou em análises sobre a importância das famílias entenderem o valor da introdução desses desafios nas escolas. “Os pais precisam saber que quando uma criança brinca, ela fantasia, formula hipóteses, observa e conhece o mundo dando significado a ele,” explicou a coordenadora de educação infantil, Silvana Alves Bento.
O evento é uma parceria da Secretaria Municipal de Educação com o grupo Somos Educação (Editora Ática/Scipione/Ática).

Mais informações:
TEMA: Vivência de Jogos e Modelos de Intervenção
Objetivo: proporcionar aos participantes uma experimentação do jogar e dos processos cognitivos desencadeados; bem como possíveis modelos de mediação
  • Jogos e seus modos de utilização (individuais, coletivos, gigantes);
  • Aprendizagem das regras e prática do jogo;
  • Trabalhar com situações-problema e processos de mediação;
  • Entendimento do instrumental;
  • Desenvolver competências transversais 
O link a seguir tem mais sobre a Oficina do Aprendiz, clique AQUI.



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