domingo, 31 de maio de 2015

Festival e Fórum da Leitura



O município de Criciúma participou do Festival da Leitura e do Livro em Florianópolis, representado pela coordenadora Pedagógica Ivana Beatriz dos Santos e também por diretores e professores da rede municipal.
Também estavam representados os municípios de Cocal do Sul, Siderópolis, Forquilhinha, Morro da Fumaça, Balneário Rinção, Tubarão e Araranguá.
 
 

INFORMAÇÕES FLORIPA NEWS
O município de Criciúma participou do Festival da Leitura e do Livro em Florianópolis, representado pela coordenadora Pedagógica Ivana Beatriz dos Santos e também por diretores e professores da rede municipal.
O Festival da Leitura de Florianópolis, com mesas de debate, oficinas e palestras, terá presenças ilustres de 25 a 27 de maio, no hotel Quinta da Bica d´Água. O escritor Zuenir Ventura (recentemente incorporado à Academia Brasileira de Letras), a autora infantojuvenil Eliane Debus, o jornalista e crítico literário Manuel da Costa Pinto, os filósofos Juliano Garcia Pessanha e Elton Luiz Souza, e a poeta Alice Sant´Anna são alguns nomes já confirmados.
A iniciativa é do Instituto Parati e a realização é da organização Cidade Futura, com apoio da Fundação Catarinense de Cultura e Prefeitura de Florianópolis, entre outras instituições ligadas ao livro e à leitura. "O festival terá diferentes iniciativas, como as estações Bom de Ler, oficinas de leitura, saraus de histórias, e a série Bom de Ler Filosofia, Prosa e Poesia", conta José Paulo Teixeira, diretor-executivo do Instituto Parati.
Já no dia 28 de maio, no Centro Integrado de Cultura (CIC), a Plataforma Bom de Ler reunirá escritores, artistas e professores que contribuem para a formação da nova geração de leitores no Brasil para um momento de produção, invenção e criação. "Queremos despertar o olhar para a literatura, a poesia e a filosofia, o desenvolvimento da imaginação, da inteligência e da paixão pela vida, pela paz e pela cultura", explica Teixeira.

III FÓRUM DO LIVRO E DA LEITURA
A apresentação do diagnóstico e a entrega do Plano Catarinense do Livro e da Leitura, com a composição da câmara setorial, marcarão o III Fórum do Livro e da Leitura, no dia 29 de maio, no Cinema do CIC. Estarão presentes José Miguel Wisnik, músico e doutor em teoria literária, e Affonso Romano de Sant´Anna, ex-diretor da Biblioteca Nacional.
A iniciativa do Fórum Catarinense do Livro e da Leitura começou em 2013 e desde então mobiliza agentes e gestores públicos, privados e não governamentais na elaboração de sugestões que possam assegurar a democratização do acesso ao livro, o fomento e a valorização da leitura e o fortalecimento das cadeias criativas e produtivas.
"Reuniremos todas as instituições que participam desde o início da elaboração do documento. Teremos representantes do sul, do oeste, da Grande Florianópolis e demais regiões do estado para este marco que será a apresentação do plano", observa Teixeira.
De acordo com o diretor-executivo, é preciso que toda a sociedade compreenda a importância da leitura para o desenvolvimento da cidadania e a promoção da qualidade de vida. "Só conseguiremos elevar os índices no país com a construção de diretrizes, estratégias, metas e ações que possibilitem isso", finaliza.
Festival da Leitura de Florianópolis
Data: de 25 a 27 de maio
Locais: Hotel Quinta da Bica DÁgua
Plataforma Bom de Ler
Data: 28 de maio
Locais: CIC

sexta-feira, 22 de maio de 2015

Mais de 100 crianças disputarão vagas para Vereadores Mirins

As eleições para as 17 vagas do legislativo dos Vereadores Mirim será disputada por 113 candidatos. A votação deve ocorrer nos dias 17, 18 e 19 de junho nas escolas participantes. Ao todo 24 instituições de ensino se inscreveram no projeto, sendo que uma desistiu por questões internas. Na tarde desta sexta-feira, representantes das instituições inscritas estiveram na Câmara para saber os detalhes da eleição e da votação.
 “Vamos encaminhar um modelo de santinho para as escolas e todo o material para a o dia da votação. Funcionários da Casa estarão à disposição nesses dias e vamos contar com a parceria do Tribunal Regional Eleitoral que vai nos fornecer as urnas”, comentou a vereadora Camila Nascimento, coordenadora do projeto. 
Segundo ela, o processo eleitoral vai envolver em torno de nove mil alunos. Um link no site da Câmara foi disponibilizado com os nomes e números de cada candidato. O horário da votação será das 9 às 15 horas. “Como são 23 escolas dividimos por dias, ou seja, a cada dia da eleição vamos fazer a votação em oito escolas. O último dia terá sete escolas fazendo a votação, para facilitar todo o processo e deixar tudo organizado. Além disso, o Arão Josino Silva, que já foi vereador Mirim vai estar à disposição das escolas no dia 28 de maio, para contar a história dele”, disse. Os vereadores Edson Aurélio e Paulo Ferarezi também participaram da reunião, já que fazem parte da Comissão.
O programa tem por objetivo estimular a cidadania e a participação política entre os estudantes. Será composto por 17 Vereadores Mirins, escolhidos através de uma eleição entre as escolas públicas e particulares da rede de ensino de Criciúma. Eleitos e diplomados em sessão específica para este fim, os Vereadores Mirins poderão apresentar propostas e defender as suas ideias por intermédio de requerimentos e indicações. O mandato é de uma Sessão Legislativa.

Para acessar o regulamento da eleição, clique AQUI.
Colaboração: Daniela Savi/ Comunicação Câmara de Criciúma

quinta-feira, 21 de maio de 2015

Administração inaugura ampliação da Escola Municipal Jorge da Cunha Carneiro


Pensando em prestar um melhor atendimento escolar a comunidade do bairro Brasília, a Administração Municipal entregou na noite desta quinta-feira (21/05/15), a obra de reforma e ampliação da Escola Municipal Jorge da Cunha Carneiro. As novas instalações possuem três novos espaços, que estão divididos em duas salas de aula e uma biblioteca.
Para o prefeito municipal Marcio Búrigo, é importante que as famílias acompanhem o desenvolvimento de seus filhos, e que toda a comunidade escolar zele e conserve o novo espaço. “Esta é uma obra que mostra a responsabilidade que temos com a educação de qualidade. As construções da biblioteca e das duas salas de aula são de suma importância para o aprendizado. A educação é e sempre será prioridade em nossa gestão, pois através dela podemos garantir um futuro melhor para nossas crianças e adolescentes”, ressalta o prefeito.
Para a construção dos três novos espaços, que possuem 282,72 m², o Governo investiu aproximadamente R$ 294.300,00 na obra. A escola Jorge da Cunha Carneiro abriga atualmente 800 alunos em suas dependências.
Segundo a secretária de Educação, Rose Reynaud, a ampliação veio para suprir as necessidades que a escola possui, já que ela acolhe um grande número de alunos. “A escola é a segunda casa dos estudantes, por esse motivo eles precisam estar muito bem instalados. A educação é o que muda o mundo. Criciúma está crescendo cada dia mais, por isso a Administração está sempre em busca de levar um ensino de qualidade. Sou fã da educação, que no meu ponto de vista, é o bem mais necessário que existe”, destaca Rose.
Conforme a diretora da instituição, Gislene Marinho Costa, a ampliação da escola é uma grande conquista para toda a comunidade. “Estamos muito felizes com a obra, pois era um desejo antigo. Tenho certeza que essas novas instalações vão proporcionar aos alunos melhor qualidade de estrutura e aprendizado”, comenta a diretora.
Texto: Milena dos Santos  
 

quarta-feira, 20 de maio de 2015

A saúde dos olhos é o primeiro passo para o sucesso do aprendizado

Com o foco em cuidados com a saúde dos olhos, nas crianças e adolescentes da rede pública de ensino, profissionais que atuam na educação e saúde, participaram nesta quarta-feira (20), de uma palestra com a oftalmologista da rede municipal, Niceli Olivo. O encontro, que foi organizado pelas coordenadoras do Grupo de Trabalho Intersetorial (GTI) das Secretarias Municipais de Educação e Saúde, Luciana Milioli e Paula Guimarães, faz parte das ações que compõem o Programa Saúde na Escola (PSE).
Segundo o secretário municipal de Saúde, Paulo Conti, que no ato representou o prefeito Marcio Búrigo, é importante que se aproveite o espaço privilegiado da escola para práticas de promoção e prevenção da saúde. “Educação e saúde precisam caminhar juntas para o desenvolvimento da criança. Nosso objetivo com esse encontro é fortalecer ainda mais nossas ações. A prevenção é a melhor maneira de garantir qualidade de vida para a população. Dando uma atenção especial aos alunos garantimos melhores resultados, precisamos observar índices de problemas de saúde nas escolas e na vida das pessoas. Temos que aprofundar esses temas que são direcionados ao PSE. Crianças com a saúde em dia tendem a ter um bom desempenho escolar”, relata Conti.
Durante todo ano, o programa mobiliza a comunidade escolar, incentivando crianças e adolescentes aos cuidados com as escolhas alimentares, hábitos de vida, prevenção à obesidade, mobilização em relação à prevenção ao uso de álcool, crack, tabaco e outras drogas, trabalhos de prevenção às doenças sexualmente transmissíveis e gravidez na adolescência.

De acordo com a secretária municipal de Educação, Rose Reynaud, os profissionais de Educação precisam estar atentos nas salas de aula. São os educadores os primeiros que podem identificar os problemas nos alunos. “Educação se faz com muitas mãos. O programa para precisa do empenho e dedicação dos professores e dos profissionais da saúde para obter sucesso. Temos que dar suporte para que eles consigam sensibilizar as crianças e os seus familiares sobre a importância dos cuidados com a saúde, já que a maioria dos casos são identificados na escola”, destaca a secretária. “As pesquisas comprovam que uma visão perfeita é o primeiro passo para o sucesso do processo de aprendizagem do estudante.
Para a oftalmologista, a articulação entre escola e os profissionais da unidade de saúde é a maneira mais eficaz de identificar problemas oculares. “Esse é um projeto muito importante para as crianças e adolescentes, já que 85% do aprendizado está relacionado à visão. Por isso, se ela não está em perfeitas condições de saúde provavelmente, a criança vai apresentar dificuldades. Todo o estudante tem que enxergar bem para um desenvolvimento ideal, e para isso o trabalho de triagem é fundamental. Entre cinco e oito anos, é a idade mais indicada para que se faça o trabalho de identificação do problema, se houver”, ressalta Niceli.

terça-feira, 19 de maio de 2015

Município lança pacote de ações para Educação


     A secretária de Educação, Rose Margarete Reynauld, e o prefeito Márcio Búrigo, reuniram-se com a imprensa na tarde desta terça-feira, dia 19, e apresentaram um pacote de atividades a ser desenvolvido pelo setor a partir de agora. Dentre as ações, está a implantação de educação integral, em pelo menos, 50% das escolas, melhoria nos equipamentos pedagógicos, capacitação dos professores, assim como a entrega de reformas e ampliações de 13 instituições educacionais. 
      Segundo a secretária, que assumiu a pasta da Educação em fevereiro de 2014, desde quando iniciou seu trabalho esteve avaliando, estudando os problemas, e diagnosticando a cidade, possibilidades e soluções do setor, o que resultou num planejamento de gestão, que contou com a ajuda de todos os profissionais da área: colaboradores, gestores, equipe da secretaria da educação, professores e todo o secretariado da prefeitura.  
     "Para qualificar a Educação, além de investimentos financeiros precisamos de um bom planejamento e uma boa gestão. Por isso, a gestão da secretaria de Educação está baseada em quatro eixos: A gestão de Infraestrutura, gestão de Pessoas, gestão de Processos Pedagógicos e Administrativos e gestão de Recursos Financeiros. Com isso nós conseguimos elencar 21 metas e 250 estratégias", aponta. 
     Uma das principais metas citadas pela secretária é a número 6, que consiste na implantação da educação integral em pelo menos 50% das escolas municipais de Criciúma. Além desta a alfabetização de crianças até o terceiro ano, ampliação da educação infantil com creches, melhorar a educação e atingir médias do Ideb, dentre outras.
Melhoria na educação e na segurança - Preocupado com a situação da segurança da cidade, o governo do município implantou o Programa Municipal de Educação Sobre Drogas na Escola (Promude), que tem como objetivo a conscientização de crianças e adolescentes à se afastarem do mundo das drogas. 
De acordo com o prefeito, melhorar a educação é essencial, principalmente neste momento em que a sociedade zela por segurança. "Esses problemas relacionados à segurança, tenho certeza que muitos, daqueles que estão ligado ao tráfico, são frutos  da falta de educação do nosso povo. Nos preocupamos com as nossas crianças que moram nos bairros mais fragilizados, e estamos com esse planejamento para dar uma condição de igualdade. Não existe caminho ou ferramenta mais poderosa que a educação para melhorar a vida de um cidadão", diz.
Novos materiais e escolas reformadas - Alguns investimentos foram realizados na educação de Criciúma durante esse ano. Conforme a secretária Rose, pelo menos R$143 mil foram investidos em materiais de Educação Física e Bandas Marciais, e R$177 mil para bibliotecas.  Além disso, no próximos 90 dias a secretaria entrega à comunidade a conclusão da construção, reforma e ampliação de 13 instituições escolares municipais.  
Ainda de acordo com a secretária, os recursos da venda do Complexo Educacional já estão chegando à prefeitura. Segundo ela, o governo do município já recebeu R$,974 milhão, já pagou com a obra em andamento R$774 mil e tem em caixa para o uso nas obras R$1,3 milhão. "Mesmo assim é um recurso escasso para tudo o que a secretaria da educação tem necessidade em fazer", finaliza.     
Mariana Noronha
Jornalista | Portal Engeplus
                           

domingo, 17 de maio de 2015

Prêmio ACIC de Matemática


No dia 16 de maio de 2015, reuniram-se na Casa do Professor “Paulo Freire”, representantes da ACIC, da Instituição Técnica Conveniada, da Secretária de Educação e das Escolas Municipais para avaliar resultados, discutir estratégias e realizar encaminhamentos relacionados ao Prêmio ACIC de Matemática.

Representante da Associação Empresarial de Criciúma - ACIC
Joselito Pizzetti

Representantes da Instituição Técnica Conveniada
Giuliano Boava (UFSC – Universidade Federal de Santa Catarina)
Lucas Spillere Barchinski (IFC – Instituto Federal Catarinense)
Ulysses Tavares Carneiro (IFC – Instituto Federal Catarinense)

Representantes da Secretária de Educação
Rose Margareth Reynaud Mayr (Secretária Municipal de Educação)
Marlene Pires (Gerente Pedagógica da Secretaria de Educação)
Ana Lúcia Pintro (Gerente Pedagógica da Secretaria de Educação)

Representantes das Escolas Municipais
Denise Teixeira Daminelli (EMEF Érico Nonenmacher)
Rosânia Maria Silvando Bittencourt (EMEIEF Padre Carlos Weck)
Soraia da S. Pedroso Vieira (EMEIEF Professor Moacyr Jardim de Menezes)
Viviane Bertolino Pedroso (EMEIEF Professor Francisco Skrabski)
Daiane Locks Madeira (EMEIEF Oswaldo Hulse)
Gislene Marinho Costa (EMEIEF Jorge da Cunha Carneiro)

sexta-feira, 15 de maio de 2015

CANDIDATOS DA REDE MUNICIPAL A VEREADOR MIRIM

A Rede Municipal de Criciúma inscreveu 16 escolas no Projeto Câmara Mirim.
Acesse a lista completa, clicando AQUI.

EMEF Hercílio Amante
Natã da Silva (6° ano)
Emily Speck Natal (7° ano)
Sulivan Davi Arruda (8° ano)
Ana Beatriz Marcolino Jesuino (8° ano)

EMEF Érico Nonnenmacher
Aigles Miguel - 6º Ano
Suelen Ozorio Mendes - 7º Ano
Vitória Terra Hilário - 7º Ano
Julio Gabriel Vitali Nunes - 8º Ano
Pedro Henrique Serafim- 8º Ano

EMEF Judite Duarte de Oliveira
Bruna Gabriela Cardoso de Freitas
Ruan Guilherme Lopes Machado
Rafaela Benincá Casagrande

EMEIEF José Contim Portella
 Luciano Morona de Campos
Iris Cardoso Raupp
Letícia da Silva Boeira
Nicole Patrício Vasconcelos
 

EMEIEF Ângelo Félix Uggioni
Franciellen Cardoso Teixeira
Gabriel Galindro Floriano
Janis da Silva
EMEIEF Pe. Paulo Petruzzéllis
Sara Torquato - 7º Ano
Ana Beatriz Costa Braz -  8º Ano
Kaua Natanael Santos da Silva – 6º Ano
Débora Velho Januário - 8º Ano
Yasmin de Souza Chiminski - 5º Ano
Mariana Ribas - 7º Ano
Nicoly Andrielly Pereira da Silveira - 8º Ano


EMEIEF Giácomo Zanette 
Vinicius dos Santos Alfredo (5º ano)
Matheus Batista Matias (6º ano)
Evilyn Possamai de Oliveira (7º ano)
Milton Gabriel Pereira de Mattia (7º ano)

EMEF Dinízio Milioli
EMEF Jorge da Cunha Carneiro
EMEF Profª. Lili Coelho
EMEIEF Adolfo Back
EMEIEF Antônio Colombo
EMEIEF Filho do Mineiro
EMEIEF Giácomo Burigo

EMEIEF Prof. Marcílio Dias de San Thiago
EMEIEF Oswaldo Hulse

ESCOLAS PARTICIPANTES DO PROJETO
NÚMERO DE ALUNOS DE OITO A 15 ANOS
- Associação Rogacionista de Educação e Assistência Social – 234 alunos
- Centro Educacional Marista Irmão Walmir – 127 alunos
- Colégio Marista de Criciúma – 827 alunos
- Colégio São Bento – 475 alunos
- Colégio Unesc – 174 alunos
- Colégio Universitário Criciúma Ltda. – 115 alunos
- EMEF Dinízio Milioli – 395 alunos
- EMEF Érico Nonnenmacher – 260 alunos
- EMEF Hercílio Amante – 457 alunos
- EMEF Jorge da Cunha Carneiro – 608 alunos
- EMEF Judite Duarte de Oliveira – 246 alunos
- EMEF Profª. Lili Coelho – 418 alunos
- EMEIEF Adolfo Back – 182 alunos
- EMEIEF Ângelo Félix Uggioni – 122 alunos
- EMEIEF Antônio Colombo – 65 alunos
- EMEIEF Filho do Mineiro – 378 alunos
- EMEIEF Giácomo Burigo – 100 alunos
- EMEIEF Giácomo Zanette – 162 alunos
- EMEIEF José Contim Portella – 230 alunos
- EMEIEF Pe. Paulo Petruzzéllis – 542 alunos
- EMEIEF Prof. Marcílio Dias de San Thiago – 235 alunos
- EMEIEF Oswaldo Hulse – 357 alunos
- Escola de Educação Básica João Frassetto – 694 alunos
- Escola Educacional Técnica – SATC – 1531 alunos