Alunos de 22 escolas da rede participaram do encontro
Esta sexta-feira (29) foi de muito estudo para mais de 260 alunos que
frequentam do 6° ao 9° ano nas escolas de rede municipal de Criciúma e
farão a prova da 2° fase da 10ª Olimpíada Brasileira de Matemática das
Escolas Públicas (OBMEP 2014). A Secretaria de Educação trouxe o
professor do Instituto Federal Catarinense (IFC - Sombrio) Lucas
Spillere para preparar os alunos para a avaliação do dia 13 de setembro.
De acordo com o prefeito municipal, Márcio Búrigo, o objetivo da
Administração é incentivar os alunos a estudarem para que os mesmos
sejam reconhecidos como cidadãos. “Quando estudamos matemática, num
primeiro momento não sabemos o sentido dela na nossa vida. Mas é difícil
separar essa disciplina da nossa vida diária. Temos como objetivo
principal é construir o cidadão do amanhã”, declarou.
O aulão foi realizado no auditório da Associação Empresarial de
Criciúma (ACIC) e contou com a presença de diretores e professores da
matemática. Alunos receberam camisetas para participar da prova.
Segundo a secretária de Educação, Rose Reynaud, essa é uma oportunidade
que foi dada para os estudantes para que possam melhorar ainda mais sua
participação nesta segunda fase. “Estou muito feliz por poder dar esta
oportunidade para que os alunos sejam estimulados a serem medalhistas
das Olimpíadas de Matemática. Lembramos sempre que os estudantes são as
pessoas mais importantes do município, já que eles estarão à frente da
cidade em alguns anos. Esses alunos estão entre os 18 milhões que estão
classificados para esta nova etapa”, destacou.
Cinco alunos que garantiram as
primeiras colocações na prova foram premiados durante o evento que foi
realizado no auditório Jaime Zanatta
Chegou ao fim na tarde dessa terça-feira (2) o 1º Prêmio ACIC de
Matemática promovido pela Associação Empresarial de Criciúma – ACIC em
parceria com a Secretária de Educação de Criciúma. Com o auditório Jaime
Zanatta lotado, foram premiados os cinco alunos que garantiram as
primeiras colocações na prova. Além deles, os 40 primeiros classificados
(20 das escolas públicas e 20 das particulares), professores e
diretores das instituições de ensino vencedoras receberam menção
honrosa.
O prefeito de Criciúma, Mário Búrigo, se sente satisfeito, pois junto
com a ACIC e com as escolas, fizeram um grande acontecimento que
despertou as crianças para o estudo. “Nosso compromisso é preparar uma
geração melhor do que a nossa e isso não acontece por outro caminho se
não a educação”, lembra. Para a secretária de educação de Criciúma, Rose
Reynaud, o Prêmio ACIC de Matemática inaugura um novo momento na
educação do município. “O reflexo que tenho é de desenvolvimento da
autoestima, o reconhecimento, a valorização nos alunos e também dos
professores”, destaca.
Desde o princípio, o prêmio ACIC de Matemática objetivou valorizar os
professores de matemática, as escolas que incentivam seus alunos para a
importância da matéria, descobrir talentos nestas instituições e
proporcionar a eles apoio para o seu desenvolvimento.
Segundo o presidente da ACIC, César Smielevski, o prêmio também teve
como propósito mudar o conceito que as crianças têm sobre a matemática,
descobrir novos talentos e valorizar a educação. “Precisamos ensinar os
alunos desde pequenos a raciocinar e isso acontece por meio da
matemática”, comenta.
O presidente complementou afirmando uma nova edição para o prêmio 2015.
“Após o sucesso que obtivemos neste primeiro prêmio, vamos repetir com
certeza em 2015. Neste ano, fizemos com o 5º ano, no ano que vem será
com o 6º ano, portanto, serão os mesmos estudantes, assim, poderemos
fazer uma avaliação”, explica. César salientou que a próxima edição
deverá contar com a participação também das escolas estaduais.
A secretária afirma ainda que nas próximas edições, os dados das provas
dos alunos serão estudados e trabalhados. “Com as notas das próximas
provas vamos poder corrigir alguns possíveis equívocos no processo de
ensino”, afirma.
Com apenas dez anos, o pequeno Felipe Elton Pazini destacou-se entre os
mais de dois mil alunos inscritos no prêmio e levou para casa o 1º
lugar. Ainda que não tenha o hábito de estudar matemática, Felipe é uma
revelação entre os participantes. “Eu presto atenção na aula e estudo
apenas para as provas mais difíceis. Mesmo assim, acho que a matemática
me ajuda a ir bem nas outras matérias, pois aprendemos a ter o
raciocínio mais rápido”, explica.
Os pais, orgulhosos, afirmam nunca terem sido chamados na escola por
decorrência de notas baixas e que o boletim do garoto sempre foi motivo
de felicidade para o casal. “Nós sabemos que ele é um bom aluno, mas não
esperávamos que fosse conquistar o primeiro lugar”, comenta a mãe,
Clanilse Pazini Savi. “Apesar do Felipe nunca se dedicar muito à
matemática, acredito que o gosto pela leitura fez dele um bom aluno, ele
é um verdadeiro ‘rato de biblioteca’ e chega a ler três livros por
mês”, revela o pai, Cleverson Savi.
A competição ocorreu em duas etapas. O prêmio contou com 1.842
estudantes participantes da primeira, sendo que destes, 254 foram
selecionados para a segunda avaliação.
Confira os vencedores:
Primeiro lugar geral: Felipe Elton Pazini (Satc)
Segundo lugar privado: Daniel Rabello Neto (Satc)
Segundo lugar público: Christian Hederson G. Cypriano (EMEF Erico Nonnenmacher)
Terceiro lugar privado: Gabriela Bonotto Venâncio (Colégio Marista)
Terceiro lugar público: Camille Ross Scotti (EMEIEF Antônio Mangilli)
Os cinco primeiros colocados receberão os seguintes prêmios:
1° lugar: IPad e medalha
2° lugar: Público e privado: Tablets e medalhas
3° lugar: Público e privado: Tablets e medalhas